Sergipe está sob alerta de chuvas intensas e trovoadas até o próximo domingo, 4. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o volume das precipitações pode ultrapassar os 50 mm por dia, e os ventos intensos devem variar entre 40 e 60 km/h.
De acordo com as previsões meteorológicas, as instabilidades são provocadas pela aproximação de um sistema frontal, que deve canalizar o fluxo de umidade nos níveis mais baixos da atmosfera, favorecendo o transporte de nuvens convectivas para o estado de Sergipe.
“A atmosfera está apresentando umidade e, juntamente com as elevadas temperaturas, provoca grande possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical, através da instabilidade termodinâmica”, explicou a meteorologista Wanda Tathyana.
A Semac alerta que as chuvas podem gerar acumulados expressivos, com riscos em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, e transbordamento de pequenos córregos, riachos, além dos principais rios e lagoas do estado.