Como abordado anteriormente nas primeiras análises da série, a Realce avaliará os mandatos tanto negativos quanto positivos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), destacando hoje a atuação do presidente da Casa, Jeferson Andrade (PSD), que é um dos nomes que, em meio a ações parlamentares apagadas da atual legislatura, ganha os holofotes.
O parlamentar está em seu terceiro mandato e, com o destaque de sua atuação e a força política que conquistou ao longo dos anos, passou a ser cotado para voos mais altos em 2026. Para as eleições do próximo ano, Jeferson é um dos nomes mais comentados para assumir a vaga de vice-governador na chapa de Fábio Mitidieri (PSD) — um espaço hoje cobiçado tanto por aliados quanto por opositores do governo. Seu nome, no entanto, se fortalece com respaldo de diversas lideranças, tornando-se uma das opções mais consistentes.
Essa ascensão não vem à toa. Jeferson tem demonstrado habilidade de articulação política e boa gestão à frente do Legislativo. Desde que assumiu a presidência da Alese, promoveu a modernização da Casa, implantando ferramentas digitais que agilizam o processo legislativo e ampliam a transparência.
Também intensificou ações sociais, promoveu maior integração entre os poderes e, durante seus mandatos, articulou e aprovou projetos importantes para o estado, como a criação da Microrregião de Saneamento Básico de Sergipe, a Política Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor e a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas. Também teve papel direto na aprovação do empréstimo de R$ 300 milhões destinado à construção da ponte entre os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, obra que promete impulsionar a mobilidade urbana e o turismo em Aracaju.
Diante de um mandato com entregas relevantes e forte articulação política, Jeferson Andrade se destaca como uma das peças-chave dentro da Casa e da base governista, sendo um dos principais nomes com potencial dentro do grupo.
A revista trará, na segunda etapa da série, maiores detalhes sobre as proposituras de cada deputado estadual. Fiquem atentos aos nossos canais.