A disputa pelo Senado em Sergipe já começa a ganhar forma para as eleições de 2026 e deverá contar com, pelo menos, sete nomes de peso — alguns dos quais já intensificam a corrida com trocas de farpas e ataques entre si.
Entre os pré-candidatos que já anunciaram publicamente suas pretensões de disputar uma das duas vagas estão: Rogério Carvalho (PT), Alessandro Vieira (MDB), André Moura (UB), Edvaldo Nogueira (PDT), Rodrigo Valadares (UB), Adailton Sousa (PL) e Eduardo Amorim (PL).
No episódio mais recente, Rodrigo e Alessandro protagonizaram uma troca de acusações, após o senador ter sido designado para relatar um novo texto sobre a anistia no Senado. O deputado bolsonarista chamou o delegado de “traidor”, enquanto o emedebista rebateu as críticas chamando o colega de “oportunista”.
Edvaldo, por sua vez, também figura entre os principais alvos. Como já abordado pela Realce, há inclusive articulações para tentar tirá-lo da disputa pela Casa Alta. A principal pressão viria da ameaça de instalação de uma CPI na Câmara de Aracaju para investigar sua última gestão à frente da capital, movimento que estaria sendo impulsionado, sobretudo, pelos grupos de André Moura e Emília Corrêa (PL), segundo informações de bastidores.
Rogério também não tem escapado da mira dos adversários. Segundo aliados, o senador tem sido alvo constante de tentativas de difamação com o uso de fake news — um movimento que se intensifica em pleno ano pré-eleitoral. Nesta semana, por exemplo, a ofensiva teria sido tentar vincular o petista a um investigado na Operação Overclean, da Polícia Federal. Ele já se pronunciou publicamente, esclarecendo que não há qualquer envolvimento seu no caso e que essa tentativa de criar um fato político com o assunto é leviana e mal-intencionada.
O fato é que ainda há muita água para rolar e, certamente, esses são apenas os primeiros episódios de algo que pode ganhar proporções ainda maiores conforme o pleito for se aproximando — especialmente considerando as forças envolvidas de todos os pré-candidatos, que seguem acirrando a corrida.