Após dias de acúmulo de lixo pelas ruas de Aracaju, a prefeita Emília Corrêa (PL) anunciou que a previsão é de normalização total da coleta até sexta-feira, 16. O serviço, que tem causado transtornos em vários bairros da capital sergipana, já estaria com cerca de 60% da operação restabelecida, segundo a gestora.
“Sei que muita gente está angustiada com os transtornos causados pela coleta de lixo nos últimos dias. E com toda razão. A cidade merece respeito”, afirmou Emília nas redes sociais. Ela disse ainda que está acompanhando a situação e cobrando providências da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
A principal justificativa para os atrasos, segundo a empresa Renova, responsável pela coleta, seria a retenção de cinco caminhões por vistoria técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). A previsão é de que os veículos sejam liberados até hoje, 14, permitindo a retomada imediata das rotas afetadas.
Ontem, 13, moradores de diversas regiões flagraram lixo acumulado em vias públicas, coletores e até em lixeiras de condomínios. Diante da repercussão, a Emsurb afirmou que está adotando medidas legais e administrativas contra a empresa contratada e que o cronograma da frota foi reajustado para evitar que as zonas Sul e Central fiquem sem cobertura.