Cerca de 50 dos 75 prefeitos sergipanos participam da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece até quinta-feira, 22, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal.
Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento deste ano tem como tema central “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil” e reúne lideranças de todo o país, incluindo prefeitos, vereadores, secretários, contadores e técnicos municipais.
A solenidade de abertura está marcada para esta terça-feira, 20, com a presença de autoridades federais, entre elas, o presidente Lula, além de representantes do movimento municipalista.
Ao longo da Marcha, serão debatidos temas como a crise enfrentada pelos municípios, a sobrecarga de atribuições e o aumento das responsabilidades diante da redução da atuação dos Estados e da União.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, tratará de mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/2023), principal pauta do movimento municipalista e comum a todas as entidades estaduais; além da Reforma Tributária e seus impactos com a regulamentação e instalação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS). Ele também abordará, em coletiva, os efeitos dos desastres naturais nos municípios.