O advogado criminalista Joseph Barreto, que faz parte da defesa de Alex Oliveira Nunes, preso pela morte de Layla Sofia Menezes Santos, que completaria dois anos nesta quinta-feira, 26, tem sido criticado nas redes sociais por suas falas e postura durante entrevistas e postagens relacionadas ao caso.
Layla morreu após ser baleada dentro do carro da própria família na madrugada da última terça-feira, 24, no município de Areia Branca. A menina estava com os pais quando o veículo foi alvo de disparos de arma de fogo. O ataque foi feito por Alex, que tentava ultrapassar o carro da família.
Nas redes, diversos internautas se manifestaram após declarações do advogado em que ele ironiza os ataques que recebeu, mencionando que está “bem formado”, com “dinheiro em conta” e que iria curtir o Forró Caju com cerveja e uísque “do melhor”. As falas foram vistas por muitos como desrespeitosas diante da gravidade do caso e do luto da família da criança.
“Exerça sua profissão, mas não faça de um assunto tão pesado motivo para deboche! As pessoas estão te criticando pela sua postura, não pela sua profissão”, escreveu uma internauta. “Ainda bem que o exercício do meu trabalho é bem diferente desse, sem precisar menosprezar ninguém ou enaltecer minha condição”, comentou outro usuário. “Justiça se faz nos autos, com seriedade, não com ironias em vídeos ou frases jogadas nas redes sociais. A dor de uma família não é entretenimento, e o luto de uma criança não pode ser tratado como marketing”, acrescentou mais uma seguidora.
Diante da repercussão, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem sido cobrada por internautas a se posicionar sobre a conduta do advogado no caso. Até o momento, a entidade não emitiu nota oficial.
O espaço segue aberto para posicionamentos, tanto da OAB quanto do advogado.