A Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CRE) aprovou, nesta semana, uma moção de louvor ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, horas antes de o estadunidense anunciar uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros.
A homenagem foi apresentada pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e endossada por outros parlamentares da oposição, incluindo o sergipano Rodrigo Valadares (UB), que tem se posicionado como uma das principais vozes em defesa de Trump em Sergipe, afirmando que a culpa de todo o ocorrido é do presidente Lula (PT).
O requerimento aprovado afirma que Trump merece a moção de louvor “pelo brilhante trabalho desenvolvido como Presidente da maior nação e pela incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão em todo o planeta”.
“O 45º Presidente dos Estados Unidos da América deve ser enaltecido e lembrado como um dos melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido para a implementação e manutenção de uma democracia moderna e justa”, diz o texto.