Ontem, 18, foi inaugurado oficialmente o Hospital de Amor em Lagarto, em um evento bastante prestigiado pela classe política. A nova unidade é especializada no diagnóstico e tratamento do câncer, oferecendo atendimento gratuito e de alta qualidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) à população de Sergipe e também dos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco.
Entre os presentes estiveram o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente da unidade, Henrique Prata, o vice-governador Zezinho Sobral (PSB), que representou o governador, o secretário Cláudio Mitidieri (PSB), o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), o senador Rogério Carvalho (PT), os deputados federais Ícaro de Valmir (PL) e Fábio Reis (PSD), o ministro Márcio Macedo, o deputado estadual Ibrain de Valmir (PV), a superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), Sandra Aiache Menta, além de outras autoridades locais, estaduais e federais.
Dentre os serviços já disponibilizados nesta primeira etapa no Hospital de Amor estão quimioterapia, radioterapia e braquiterapia. O hospital será administrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto, em parceria com o Ministério da Saúde, Governo de Sergipe e a Fundação Pio XII, instituição mantenedora que administra centros oncológicos na cidade de Barretos (SP).
Uma das principais metas da nova unidade é garantir agilidade no diagnóstico e início do tratamento. A expectativa é que, após o diagnóstico, os pacientes comecem a ser tratados em até 30 dias, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Com base no modelo de sucesso do Hospital de Amor de Barretos (SP), a unidade de Lagarto pretende se consolidar como centro de referência regional no tratamento oncológico, transformando a cidade, e por consequência Sergipe, em referência para o Nordeste.