Eleita como uma das primeiras mulheres a representar Sergipe na Câmara Federal em 2022, Katarina Feitoza (PSD), que será uma das grandes apostas do partido para 2026, com seu projeto de reeleição, é hoje mais um nome analisado na série de análises da Realce sobre os principais candidatos que deverão disputar cadeiras no próximo ano.
Com 38.135 votos em sua estreia à Câmara dos Deputados, Katarina levou para Brasília uma atuação fortemente pautada na defesa dos direitos das mulheres, da segurança pública e da inclusão social. Somente em 2024, apresentou 135 proposições, sendo 110 de sua autoria e 25 relatadas. Ela também teve 100% de presença em plenário e participou de 127 reuniões em comissões.
Na Casa, a deputada integra comissões como as de Constituição e Justiça, Segurança Pública e Defesa dos Direitos da Mulher. Foi relatora de projetos de relevância nacional, como o que transformou o feminicídio em crime autônomo (Lei 14.994/24), e autora de propostas como a que assegura nomeação de advogados dativos para mulheres vítimas de violência doméstica em locais sem atuação da Defensoria.
Katarina também propôs linhas de crédito para mulheres em situação de violência e apresentou emendas na LDO 2024 priorizando o atendimento a pessoas com deficiência, autismo e doenças raras.
A atuação rendeu visibilidade dentro da própria Casa Legislativa, e Katarina foi eleita 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, sendo a única mulher a compor a direção da Casa no biênio 2025–2027. Além disso, representou o Brasil na Comissão da ONU sobre a Situação da Mulher, realizada em Nova York.
Sua trajetória política começou em Aracaju, onde foi vice-prefeita eleita em 2020 ao lado de Edvaldo Nogueira, com 150.823 votos no segundo turno (57,86% dos válidos). Em 2024, chegou a lançar sua pré-candidatura à prefeitura da capital, num cenário de forte apelo popular por lideranças femininas. No entanto, optou por recuar em nome da unidade política do grupo, e declarou apoio ao então candidato do bloco governista, Luiz Roberto (PDT).
Com essa atuação de destaque, Katarina Feitoza chegará a 2026 com um mandato que será seu grande cabo eleitoral e com chances reais de reeleição.