A Câmara Municipal de Aracaju deve definir na próxima semana os vereadores que irão compor as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) das Multas e do Natal Iluminado. Cada CPI será formada por cinco parlamentares e terá prazo de 120 dias para concluir os trabalhos.
A CPI das Multas foi proposta pelo vereador Isac Silveira (União Brasil) e terá como objetivo investigar a aplicação dos recursos provenientes das multas de trânsito arrecadadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) durante a gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira. Entre 2017 e 2024, o valor acumulado chegou a R$ 135.216.467,35.
Já a CPI do Natal Iluminado é de autoria coletiva, contando com a assinatura de 20 vereadores. A comissão irá apurar a destinação das verbas da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) no financiamento do evento Natal Iluminado 2024. A execução do projeto envolveu aproximadamente R$ 10 milhões sem processo licitatório, mais que o triplo do valor gasto no ano anterior.
Com elas, tanto o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que almeja disputar uma vaga ao Senado em 2026, quanto a prefeita Emília Corrêa (PL), que convive com uma crise administrativa em apenas sete meses de gestão, devem ver seus desgastes se intensificarem.