O advogado sergipano Laerte Fonseca ganhou espaço de destaque no portal InfoMoney, um dos mais reconhecidos do país na área de negócios e finanças, ao ter sua trajetória de superação e empreendedorismo jurídico contada em detalhes. A matéria destaca não apenas sua história pessoal, mas também a atuação do Laerte Fonseca & Advogados Associados, que já soma mais de 16 mil clientes, três filiais e um projeto de expansão para Brasília.
Veja a matéria na íntegra:
Aos 10 anos, Laerte Fonseca já sabia negociar. Sua escola foi a feira de rua de Lagarto — pequena cidade de Sergipe com pouco mais de 100 mil habitantes — onde vendia itens diversos, de batatas a eletrônicos. O tino para o comércio era nato, e o improviso, uma constante. Filho de mãe solteira, ajudava nas contas de casa e, para isso, dividia o tempo entre os estudos e o trabalho.
Sem nunca pensar em ser advogado, foi em meio a um momento de desafio financeiro que Fonseca decidiu fazer o vestibular para Direito, estimulado por uma promoção que oferecia três meses isentos de mensalidade. Ele foi aprovado, e dois anos após se formar já trabalhava em um escritório renomado e havia acumulado seu primeiro R$ 1 milhão.
O caminho do empreendedorismo falou mais alto, e ele montou o seu próprio escritório com a proposta de oferecer atendimento full service, ou seja, os serviços conversam com todas as áreas do Direito. Assim Fonseca conquistou uma clientela fiel: hoje, mais de 16 mil clientes reiteram a sua atuação como referência jurídica em Sergipe.
Da feira à primeira fortuna
Ainda adolescente, Laerte já experimentava os primeiros lampejos de visão empreendedora. Durante os anos 2000, foi apresentado pelo irmão a uma bebida chamada Birinight — mistura de tequila, limão e ingredientes aromáticos que fazia sucesso entre os jovens de Goiás, mas ainda não tinha chegado às prateleiras de Sergipe.
Ao perceber ali uma oportunidade, investiu o pouco dinheiro que tinha na compra de caixas da bebida direto com os produtores. Começou vendendo para bares de Lagarto, mas não demorou para se tornar representante da marca em todo o interior do estado. Com carisma, lábia e faro comercial, impulsionou as vendas.
As comissões lhe renderam o suficiente para comprar o seu primeiro carro e, pouco depois, a primeira casa. “Comecei vendendo itens em caixas na feira e de repente estava com a chave da minha casa na mão”, lembra. Mas o negócio não durou: em 2006, a empresa produtora da Birinight parou de distribuir os produtos. E Laerte, com 19 anos e já calejado de altos e baixos, partiu para o plano B.
Montou uma loja de confecções com a mãe e seguiu conciliando os negócios com os estudos, uma vez que estava finalizando o segundo grau. Foi nesse momento que decidiu, meio por acaso, prestar vestibular de Direito, estimulado por uma promoção que oferecia algumas mensalidades grátis para quem fosse aprovado com nota alta. Ele aceitou o desafio incentivado pela namorada, futura esposa, e pela mãe, que acreditavam no seu potencial.
Laerte Fonseca lidera um dos principais escritórios de advocacia de Sergipe
“Nem sabia que eu reunia os subsídios necessários para passar no vestibular. Sempre fui um bom aluno no colégio, mas ser advogado definitivamente não estava nos meus planos”, diz.
Foi assim que Fonseca começou a cursar Direito na Faculdade Ages, com apoio do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Logo conseguiu um estágio na Defensoria Pública de Sergipe. Depois, passou quatro anos trabalhando para um escritório renomado até decidir inaugurar a própria estrutura.
Modelo de negócio
Fundado em 2012, o escritório Laerte Fonseca & Advogados Associados foi concebido com a proposta de oferecer atendimento completo para qualquer causa, no modelo de full service. Na prática, o escritório cobre todas as áreas do Direito ao oferecer consultoria e contencioso em múltiplas áreas: cível, trabalhista, empresarial, criminal, consumidor, tributário, administrativo e previdenciário.
A atuação é sempre focada em resultados, com avaliação técnica rigorosa dos riscos e uma equipe de 28 experientes colaboradores. “Atendemos uma diversidade de demandas para incentivar os clientes a contarem conosco para absolutamente tudo. Assim, formamos uma clientela que cria vínculos conosco e não tem motivo para buscar apoio em outros lugares”, afirma o advogado.
Expansão e presença regional
Com sede em Lagarto e filiais nas cidades sergipanas de Aracaju, Cristinápolis e Nossa Senhora das Dores, o escritório consolida presença no interior e na capital. A infraestrutura é planejada para oferecer atendimento eficiente, com unidades bem localizadas e ambientes preparados para demandas de alta complexidade.
Ao longo do tempo, Laerte e os sócios passaram a se especializar em Direito Público, com foco em causas de servidores estatutários, licitações e gestão pública. A decisão não só abriu espaço para uma nova frente de negócios, como ampliou a atuação para uma escala nacional.
Atualmente, o escritório presta consultoria a 25 municípios e 15 câmaras de vereadores. “O direito público é uma paixão. Trabalho até meia-noite e acordo cedo. O trabalho é o que mantém vivo o meu propósito de poder me desenvolver cada vez mais profissionalmente para dar um bom exemplo para meus dois filhos e ajudar as pessoas”, diz Laerte.
Conhecimento como motor
Depois da graduação, Laerte cravou especializações em em Direito e Processo Cívil, em Gestão Municipal e em Direito Público do Estado, ambas pela Faculdade Social da Bahia. Também concluiu um mestrado em Direito Público e, agora, dará início ao seu doutorado com foco em Administração Pública.
Autor do livro “Novo conceito guarda-chuva para contratação de escritório de advocacia pela administração pública”, o advogado tem como objetivo contribuir para elevar o nível técnico da gestão pública brasileira com base em experiência real e conhecimento jurídico sólido.
“Um prefeito, presidente de câmara ou governador não contrata um profissional que não tenha expertise. Precisamos ter duas coisas: a experiência prática e o saber jurídico. E esse saber não se constrói só com vivência. É preciso teoria, método e compromisso com a excelência, e é aqui que posso contribuir”, afirma.
A expectativa é que o escritório inaugure, em breve, uma nova unidade em Brasília — epicentro da articulação política do país — para ampliar a atuação na área pública e fortalecer parcerias institucionais.
Parceria com a XP
Na vida pessoal, Laerte também se preocupa em construir um legado sólido. Para isso, conta com a assessoria da XP na gestão do seu patrimônio. “Confio na XP porque tenho a segurança de investir com inteligência, aqui e no exterior. A plataforma oferece soluções completas, alinhadas com o que eu preciso hoje e com os meus planos para o futuro”, afirma.
A parceria com a XP vai além da diversificação de investimentos: ela representa a busca contínua por excelência e planejamento de longo prazo. Assim como em sua atuação jurídica, Laerte valoriza o acompanhamento técnico, a análise de riscos e a clareza nas decisões — princípios que encontrou refletidos na assessoria oferecida pela XP, fortalecendo a confiança na construção de um patrimônio sólido e estratégico.
“Comecei investindo com o perfil conservador. Fui vendo resultados ao longo dos anos, e hoje me considero um investidor de perfil moderado. Assumo alguns riscos pois sei que tenho respaldo da XP para isso”, afirma.
Mais informações sobre os serviços do Laerte Fonseca & Advogados Associados podem ser acessadas no site.