Será lançado no próximo mês, em setembro, o Pix Parcelado, nova forma de pagamento anunciada pelo Banco Central, que funcionará de forma semelhante ao parcelamento com juros do cartão de crédito. O recurso permitirá que consumidores realizem pagamentos via Pix e quitem o valor em parcelas acrescidas de juros, enquanto o recebedor receberá o montante total de forma imediata.
Segundo o BC, a modalidade poderá ser utilizada para qualquer tipo de transação via Pix, inclusive transferências. A expectativa é que a funcionalidade aumente o uso do Pix no varejo, especialmente para compras de maior valor, beneficiando também os cerca de 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito.
Para Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), o Pix Parcelado pode impulsionar vendas e criar novos hábitos de consumo. “Pessoas que não utilizam cartão de crédito por diversos motivos terão oportunidades para realizar parcelamentos, o que pode criar novos hábitos sob outras perspectivas”, avalia.
Ele também destaca que a novidade pode estimular a concorrência e reduzir custos com crédito, mas alerta que o consumidor deve comparar taxas e condições antes de optar pelo parcelamento. “Avaliar e comparar a modalidade com a do cartão de crédito é essencial. A concorrência vai estimular a oferta de serviços e, provavelmente, diminuir custos. A segurança do sistema e a facilitação do crédito poderão criar novos hábitos de consumo”, completa.