Não há mais como negar que a relação entre a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e o vice Ricardo Marques (Cidadania) está estremecida, sobretudo após o próprio admitir que esperava uma relação administrativa melhor e reconhecer que não dispõe dos espaços que almejava ter na gestão. Um aliado do jornalista, inclusive, afirmou à Realce que é favorável ao rompimento. Segundo essa fonte, Ricardo seria um forte nome para o Governo, mas foi fritado pela própria prefeita e Edvan Amorim (PL), que paradoxalmente é seu aliado.
Ainda assim, a gestora segue optando por contornar a situação publicamente, afirmando que irá conversar com o colega, ciente de que um rompimento, nesta altura no campeonato, seria a gota d’água para minar de vez sua gestão, ainda mais considerando o papel que ele teve em sua vitória, como abordado em diversas ocasiões pela revista.
Mas os sinais de uma relação estremecida e com mágoas por falta de espaços são claros. Vamos aguardar os próximos capítulos…
Gerou debates
Os debates sobre a adultização de crianças, especialmente após o vídeo viral do youtuber Felca, dominaram a pauta desta semana. E em Sergipe, a mobilização foi imediata. Yandra Moura (UB) protocolou o Projeto de Lei 3.848/2025, que criminaliza a sexualização e a adultização de menores em conteúdos audiovisuais, prevendo penas de até oito anos de prisão e multas pesadas para responsáveis e plataformas que monetizem ou recomendem esse tipo de material. O senador Alessandro Vieira (MDB) também viu seu Projeto de Lei 2.628/2022, que cria o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital, ganhar força e ser colocado na pauta de votação. Já Rodrigo Valadares (UB) apresentou um pedido para criação de uma CPI na Câmara dos Deputados.
Emília e Edvaldo na mira
A situação que já não está das melhores tende a piorar ainda mais para Edvaldo Nogueira (PDT) e Emília com a instalação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara Municipal de Aracaju. Foi decidido nesta semana que a CPI da SMTT será presidida pelo vereador Sgt. Byron, com relatoria do Pastor Diego; e o vereador Isac Silveira presidirá a CPI do Natal Iluminado, com relatoria de Breno Garibalde.
Valmir também na mira
Em Itabaiana, o cenário também é desfavorável para o prefeito Valmir de Francisquinho (PL). Após gerar revolta popular, ganha força entre vereadores a defesa da criação de uma CPI para apurar desapropriações e compras de terrenos realizadas pela Prefeitura. O estopim foi a aquisição, por parte do município, de um terreno comprado três meses antes pela empresa do filho do presidente estadual do PL, Edvan Amorim, por R$ 150 mil, e que agora está sendo revendido à Prefeitura por R$ 1,7 milhão.
Alessandro cresce
Como a Realce já abordou em uma de suas análises para 2026, o senador Alessandro Vieira (MDB) é um nome que pode crescer discretamente e virar um fator inesperado na reta final da corrida pela Casa Alta. E, na mais recente pesquisa para o páreo divulgada em Sergipe, o pré-candidato à reeleição já tem mostrado um claro crescimento, mostrando que deve sim estar entre os mais fortes e pode surpreender.
Lidera ao lado de Edvaldo
No levantamento estimulado do Instituto França, realizado em Aracaju, para o primeiro voto ao Senado, o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira aparece com 22,22% das intenções de voto. Em seguida, aparece o delegado, com 16,76%. Ou seja, não se pode subestimar a força de ambos no maior colégio eleitoral do estado.
Os nomes de Emília ficam atrás
Os pré-candidatos de Emília Corrêa (PL), Rodrigo Valadares (UB) e Eduardo Amorim (PL), por outro lado, aparecem na terceira e sexta colocação, com 8,56% e 4,55%, respectivamente, com percentuais bem distantes dos primeiros colocados do grupo governista.
Novas pesquisas
A Realce prepara novas pesquisas de opinião pública com cenários para o Governo do Estado e Senado. Os levantamentos serão realizadas pelo Instituto Gadu, que em suas duas pesquisas veiculadas em 2025 trouxe cenários distintos dos aprendizados acima. Com a proximidade das eleições de 2026, a revista também publicará posteriormente levantamentos para estadual e federal, além das avaliações das gestões municipais.
Tenta apaziguar
O deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) vem tentando apaziguar sua relação com André Moura (UB) após ter demonstrado insatisfação com supostas movimentações do ex-deputado federal e pré-candidato ao Senado com os Ribeiros em Lagarto, mirando as eleições de 2026. Conforme apurado pela Realce, o parlamentar já teria entrado em contato com André para desfazer o mal-entendido, e diálogos estariam sendo abertos, inclusive com o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD).
Sérgio Reis
Peça chave nas próximas eleições, o prefeito afirma veementemente que só definirá o segundo para o senado em 2026. Até agora, apenas Rogério Carvalho (PT) está firmado como pré-candidato do grupo.
Sob novo comando
E por falar em Lagarto, o município está sob novo comando até o próximo dia 25. Sérgio transmitiu nesta semana o cargo ao presidente da Câmara Municipal, vereador Washington da Mariquita. A medida acontece em razão de uma licença de 12 dias que será cumprida tanto pelo gestor quanto pela vice-prefeita, Suely Menezes.
Fábio no COP
Durante o XVII Fórum Nacional de Governadores, Fábio Mitidieri (PSD) e outros 18 mandatários reiteraram apoio à realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em Belém, entre os dias 10 a 21 de novembro de 2025. Na oportunidade, o sergipano destacou que, apesar de Sergipe ser o menor estado do país, possui potencial para se tornar referência nacional em soluções sustentáveis.
Fábio no COP II
Nos bastidores, a presença de Mitidieri tem sido sempre destacada. O governador é visto como uma liderança de prestígio pela maneira como se porta nos encontros nacionais, ganhando respeito de colegas e interlocutores em Brasília. Seu estilo conciliador, aliado à firmeza no discurso em defesa dos interesses do estado, tem lhe rendido elogios constantes, consolidando a imagem de que Sergipe, mesmo pequeno em território, está bem representado nas grandes discussões do país.