Aliados de Jair Bolsonaro temem que ele não resista a uma eventual prisão em regime fechado. Nos bastidores, lideranças do PL e de partidos do Centrão avaliam que, se for enviado ao presídio da Papuda pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente pode acabar morrendo atrás das grades.
Os sinais de que o ministro Alexandre de Moraes pretende determinar o cumprimento da pena no presídio da Papuda aumentaram as preocupações, segundo o Metrópoles. A avaliação de parlamentares próximos é de que o ex-presidente não teria condições físicas de suportar o ambiente de uma cela comum.
Aos 70 anos, Bolsonaro enfrenta uma série de problemas de saúde. Além das complicações no intestino, foi diagnosticado com anemia por deficiência de ferro e uma pneumonia residual.
Atualmente, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar, decisão relacionada ao processo que investiga sua participação na tentativa de buscar sanções internacionais contra autoridades brasileiras. Na semana passada, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão no inquérito que apura a trama golpista.
O destino do ex-presidente, incluindo o local onde cumprirá a pena, será definido pelo ministro Alexandre de Moraes.