Lideranças da esquerda anunciaram nesta quinta-feira, 18, a convocação de atos nacionais contra a aprovação da urgência do projeto de anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro. As manifestações estão marcadas para domingo, 21, em diversas capitais do país.
Em Sergipe, ainda não há data, horário ou local definidos para os atos, mas fontes confirmam que a mobilização já está em fase de planejamento, alinhada ao calendário nacional.
Em São Paulo, o ato será na Avenida Paulista, a partir das 14h. No Rio, ainda não foi divulgado o local exato, mas lideranças também já têm feito a convocação pelas redes sociais.
Na votação da urgência da anistia, o placar foi de 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções. Entre os deputados de Sergipe, apenas João Daniel (PT) votou contra a proposta, enquanto Katarina Feitoza (PSD), Ícaro (PL), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Rodrigo Valadares (UB), Yandra Moura (UB), Fábio Reis (PSD) e Thiago de Joaldo apoiaram o texto.
Os protestos também têm como alvo a chamada “PEC da Blindagem”, aprovada na Câmara dos Deputados, que cria obstáculos para que parlamentares sejam investigados. Esta contou com apoio dos sergipanos Thiago, Rodrigo e Gustinho.