Não tem sido fácil a situação do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) desde a derrota de seu grupo nas eleições municipais de 2024 em Lagarto. O enfraquecimento político tem se refletido em perdas sucessivas de apoios no município, onde antigos aliados agora se juntam, majoritariamente, ao projeto da deputada federal Katarina Feitoza (PSD) para 2026.
O caso mais recente foi o de Amilton Fontes, vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Lagarto, que anunciou publicamente adesão a Katarina. Figura histórica do grupo de Gustinho, ele comandou o Legislativo durante dois mandatos e foi peça-chave nas gestões de Hilda Ribeiro.
A debandada, no entanto, não é isolada. Lideranças que no passado estiveram no núcleo de Gustinho também migraram para a base de Katarina. Magson Almeida, que foi secretário municipal, e Fábio Frank, ex-vice-prefeito, já declararam apoio à deputada.
Todos eles, vale lembrar, estiveram no palanque de Rafaela para a Prefeitura em 2024 e apoiaram Gustinho para deputado federal, mas hoje fazem parte da debandada, que evidencia o esvaziamento da base de Gustinho no município, sua principal base eleitoral.