A crise entre a prefeita Emília Corrêa (PL) e o vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania) continua dando o que falar. E dentre as lideranças que se posicionaram sobre o assunto estão os vereadores Elber Batalha (PSB) e Fábio Meireles (PDT), que criticaram a gestora por sua postura centralizadora e vaidosa.
O líder da oposição na Câmara de Aracaju fez duras críticas à prefeita e à forma como ela conduziu sua relação política com Ricardo. Segundo ele, o vice-prefeito foi “engessado” ao ser colocado na Secretaria de Comunicação e, posteriormente, “esvaziado” de suas funções devido a vaidade e ao perfil centralizador da gestora.
“Ao colocar Ricardo numa Secretaria de Comunicação, ela já colocou ele ali pra ser engessado. O secretário de Comunicação é o único que não pode fazer uma política própria, ele tem que fazer a política da prefeita. Você já viu secretário de Comunicação criticar qualquer gestão? Não, porque cabe a ele apenas defender e divulgar o governo”, afirmou o parlamentar, em entrevista na SIM FM.
De acordo com Elber, Ricardo teria sido deixado em segundo plano, citando que até mesmo as decisões de marketing e comunicação eram conduzidas por um grupo restrito ligado diretamente à prefeita. “Até o próprio marketing da prefeita quem faz é um núcleo de quatro, cinco blogueiras que andam com ela pra cima e pra baixo, fazendo vídeos de TikTok e Instagram. A Prefeitura não acionava Ricardo como gestor da comunicação oficial. Ele foi colocado lá apenas pra ocupar espaço”, criticou.
O vereador também defendeu a importância política de Ricardo na eleição de 2024, afirmando que ele foi fundamental para a vitória de Emília no segundo turno. “Ricardo foi decisivo na eleição de Emília. Eu digo sem medo de errar: trinta por cento dos votos que ela teve vieram dele. E esses trinta por cento foram justamente a diferença entre a vitória e a derrota para Luiz Roberto”, declarou.
Elber, por fim, classificou o imbroglio como “um gesto de traição política” por parte da prefeita e atribuiu o afastamento ao comportamento egocêntrico de Emília.“Ricardo hoje é traído por Emília, é deixado em segundo plano, e isso mostra um perfil egocêntrico dela. Pra Emília, a única estrela do processo é ela. Se alguém brilha ao lado, ela apaga”, afirmou o vereador.
Já Fábio afirmou que Ricardo é uma ovelha ao meio de lobos, que foi humilhado desde o início da gestão e chamou a atenção para o vídeo recente publicado pela prefeita que, para muitos, foi visto como uma indireta para o vice. “Se o que eles estão falando, ao meu ver é brincando com a palavra, pra apontar pra Ricardo Marques traição, meu amigo… A gente pensa que nada nos surpreende mais, aí vem uma situação dessa. Rapaz… Ricardo Marques foi humilhado desde o início da gestão de Emília Corrêa, quando tentaram e retiraram a participação dele enquanto vice-prefeito, que já vinha há anos no Conselho da administração de Aracaju. Ético, Ricardo Marques, prudente, não deu uma palavra. Como ovelha, manso, humilde ali. Mas meu amigo, tem lobos aí”, disse, em entrevista ao radialista Marcos Aurélio.