Várias disputas regionais deverão marcar as eleições de 2026 como um verdadeiro termômetro para o pleito de 2028, como já antecipado aqui no site da Revista Realce. E uma das principais delas acontecerá no Agreste Sergipano entre os grupos de Valmir de Francisquinho (PL) e Anderson de Zé das Canas (PSB).
O ex-prefeito de Frei Paulo disputará no próximo ano uma cadeira na Câmara Federal. Já Valmir terá o seu filho, Ícaro (PL), como pré-candidato à reeleição. Ambos medirão forças, especialmente em Itabaiana, onde Anderson já demonstrou a intenção de voltar a disputar uma eleição em 2028.
Portanto, no próximo ano, os dois grupos deverão colocar à prova quem será mais votado no município e na região Central Agreste. Anderson, que foi vereador de Itabaiana quatro vezes, prefeito de Frei Paulo por dois mandatos e conseguiu eleger seu sucessor, Rafael da Vidraçaria, em 2024, vem intensificando suas visitas a Itabaiana, além das já rotineira troca de farpas das duas lideranças, o que tem aumentado a tensão entre ambos.
Valmir tem sinalizado que não deixará o campo livre para Anderson e direciona um bombardeio contra o adversário. Além de trabalhar pela reeleição do filho Ícaro à Câmara, ele já deixou claro que ameaça diretamente os planos do ex-prefeito em Frei Paulo. Nos bastidores, circula a informação de que o pato avalia até mesmo lançar Adailton Sousa (PL) como candidato a prefeito em 2028 na cidade, movimento que seria uma resposta à tentativa de Anderson de ampliar sua influência em Itabaiana.
Esse cenário torna a eleição de 2026 uma prévia do que está por vir em 2028 nesse duelo local. Resta saber, agora, quem levará a melhor.