Viralizou nas redes sociais nesta semana o vídeo em que uma funcionária da Prefeitura de Itabaiana corre para fechar o portão e impedir o trabalho do repórter André Ferreira, do Balança Sergipe. Somente no perfil da Realce, foram mais de 3 milhões de visualizações, com a publicação tendo um grande alcance nacional.
Mas, em meio à enxurrada de memes e piadas sobre o assunto, ficou em segundo plano o que realmente importava: o motivo da presença do jornalista no local. André foi até o pátio da Secretaria de Assistência Social para registrar veículos e ônibus públicos abandonados, que poderiam estar servindo à população, mas estavam parados e deteriorando com o tempo, o que caracteriza desperdício de patrimônio público.
Durante a gravação, a servidora, em aparente desespero, tenta impedir que a denúncia fosse mostrada, levantando suspeitas sobre uma tentativa de encobrir irregularidades. O curioso é que o setor é comandado pela irmã do prefeito Valmir de Francisquinho (PL), o que torna a história ainda mais constrangedora, deixando no ar o questionamento: o que a Prefeitura de Itabaiana tanto tentou esconder?
Eduardo para o Governo
O nome de Eduardo Amorim passou a ser ventilado nesta semana como possível candidato ao Governo do Estado. E, embora reafirme que seu foco principal é voltar à Casa Alta, ele não descarta disputar o Palácio dos Despachos. No entanto, como diz o ditado: “onde há fumaça, há fogo”.
Avalia positivamente
Questionado sobre essa possibilidade, o governador Fábio Mitidieri (PSD), que segue fortalecido para 2026 como favorito, avaliou positivamente, enfatizando que seria uma grande disputa com Eduardo, com quem disse manter uma boa relação desde o Congresso.
Surtindo efeito
Uma das principais bandeiras do mandato do senador Rogério Carvalho (PT), a defesa pela retomada da Petrobras em Sergipe começa a dar resultados concretos. O parlamentar anunciou em suas redes sociais que três empresas internacionais encaminharam propostas para investir no setor de petróleo sergipano, dentro do projeto Sergipe Águas Profundas. O parlamentar afirmou que não descansará “até ver a Petrobras de volta ao estado”.
O grande acerto
Em meio aos sucessivos erros da gestão de Emília Corrêa (PL) em apenas 10 meses, é quase notória a percepção dos aracajuanos que o grande acerto da administração foi com André David como Secretário da Defesa Social. O delegado tem demonstrado a que veio durante esse período à frente da pasta, garantindo à gestão um dos poucos pontos de equilíbrio em meio ao cenário de desgaste político e administrativo.
Vai para o Senado?
E em meio a esse fortalecimento, André David, que é um forte nome para federal, agora poderá ser o senador da oposição, especialmente após os desgastes de Rodrigo Valadares (UB) com o bloco, desde que tomou o PL dos irmãos Amorim.
Pesquisa
A Realce divulgará em breve uma pesquisa exclusiva sobre as intenções de voto para o Governo do Estado e o Senado. Esta será a terceira sondagem realizada pela revista voltada às eleições de 2026. As duas anteriores já haviam mostrado Fábio como favorito ao Palácio dos Despachos, e Rogério e Rodrigo Valadares (UB) despontando como os principais nomes na disputa pela Casa Alta.
Fritado em Itabaiana
Informações exclusivas obtidas pela Realce apontam uma insatisfação generalizada na base de Anderson de Zé das Canas (PSB) em Itabaiana, motivada por seu afastamento nas eleições de 2024, quando ele não apoiou o grupo, além de possíveis ações de vaidade internamente. A frustração fez com que parte do grupo, inclusive vereadores da oposição, declarassem apoio a outros pré-candidatos a deputado federal e, desde já, a maior parcela do grupo rejeita a ideia de que ele dispute a prefeitura da cidade pela falta de confiança no ex-prefeito de Frei Paulo.
Admite possibilidade
O deputado federal João Daniel (PT) admitiu a possibilidade de retomar aliança com o governador Fábio Mitidieri (PSD) nas eleições de 2026, mas ressaltou que o PT também poderá ter candidatura própria. Ele afirmou que o partido mantém diálogo com todos os setores e “não tem dificuldade de conversar com Fábio”. O movimento reforça o cenário antecipado pela Realce, de que uma construção nacional pode unir PT e PSD em Sergipe.
Virada de chave
Com apenas 10 meses à frente da prefeitura, o prefeito Sérgio Reis (PSD) tem mostrado o porquê de já ser considerado como um dos melhores gestores do estado, colocando Lagarto novamente nos trilhos após o cenário de crise que encontrou no município quando assumiu o cargo. Segundo ele, a gestão já quitou quase R$ 30 milhões em dívidas deixadas pela antiga administração, de um total estimado em R$ 180 milhões.