Revista Realce
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
Sem resultados
Ver todos os resultados
Revista Realce
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Entrevista

Advogado há 25 anos, ele é o sexto candidato ao Quinto Constitucional entrevistado pela Realce.

03/11/2025
Em Notícias
Entrevista

Dando continuidade à série especial de entrevistas da Realce com os candidatos ao Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça de Sergipe, o entrevistado de hoje é o advogado Alessander Barbosa.

Com 25 anos de atuação na advocacia, Alessander foi procurador-geral do município de Tobias Barreto e também se tornou referência na advocacia empresarial. Nesta entrevista exclusiva, ele fala sobre sua trajetória profissional, analisa o atual formato de escolha do Quinto Constitucional, defende maior transparência no processo e apresenta suas propostas para aproximar a advocacia do Judiciário sergipano.

Confira a entrevista completa:

Realce: Dr. Alessander, para começar, conte um pouco da sua trajetória na advocacia. Quais experiências mais marcaram sua atuação profissional e de que forma elas o prepararam para disputar uma vaga no Tribunal de Justiça de Sergipe?

Alessander: Sou advogado há 25 anos. Nesse período, atuei em diversas áreas do Direito e em vários estados do país. No início da carreira, fui Procurador Geral do município de Tobias Barreto. Passei pelas áreas trabalhista e criminal, e depois atuei nos segmentos de direito bancário, energético, de telecomunicações e mineração, além de prestar assessoria jurídica para municípios. Fui sócio de um grande escritório local e, no ano passado, abri um novo escritório com um grande amigo. Atualmente, dedico-me ao direito empresarial, com foco em disputas societárias, ambientais e de improbidade administrativa. Minha passagem por diversas áreas, sempre vivendo da e para a advocacia durante todo esse tempo, conferiu-me ampla experiência e conhecimento sobre as necessidades e urgências da profissão. É isso que me credencia a representá-la com excelência no Tribunal de Justiça de Sergipe.

Realce: Como o senhor avalia o atual formato de escolha e quais pontos acredita que poderiam ser aprimorados para garantir ainda mais transparência e legitimidade ao processo?

Alessander: O formato de eleição direta é, evidentemente, o mais democrático e, portanto, o mais justo para a classe. Acredito que a OAB/SE poderia dar igual tratamento a todos os candidatos e, por exemplo, promover um debate entre eles. Havia a previsão de uma sabatina quando a escolha passaria inicialmente pelo Conselho Seccional, mas, com a mudança para a eleição direta, a OAB/SE cancelou a proposta. Outro ponto importante seria estabelecer um limite de gastos para a campanha e, eventualmente, exigir a prestação de contas dos candidatos.

Realce: Caso seja escolhido para compor o Tribunal de Justiça, quais seriam os principais valores e compromissos que o senhor pretende levar consigo à magistratura?

Alessander: Seria óbvio dizer que levarei ética e senso de justiça, e não há necessidade de frisar obviedades. Como afirmei recentemente em outra entrevista: minha vida é meu aval. É ela que me credencia e, por isso, acho mais interessante que as pessoas e a advocacia procurem saber quem é Alessander Santos Barbosa. Como ele agiu e age com os colegas, clientes e demais atores do sistema de Justiça ao longo de toda a sua trajetória profissional. Quanto aos compromissos, lançamos um manifesto, disponível em nossa landing page: http://alessanderbarbosa.com.br/. Nele, todos estão listados e explicados. São 09 pilares e ações factíveis, e não inúmeras promessas enfadonhas. Todas as propostas podem ser implementadas, e o serão, no Gabinete, em benefício da advocacia e da sociedade civil.

Realce: A convivência entre a advocacia e o Judiciário é um tema sensível e que exige equilíbrio. Na sua visão, qual é o papel do advogado que chega ao tribunal através do Quinto Constitucional na aproximação entre essas duas esferas? 

Alessander: Essa suposta sensibilidade é que me espanta. Não deveria ser assim. A advocacia não é e nunca foi inimiga do Judiciário. O Judiciário tem dificuldades estruturais, todos sabem, mas não são obstáculos intransponíveis. Nesse sentido, a advocacia deve ser percebida como colaboradora na solução dos problemas complexos do Tribunal. O que a advocacia quer – e tem todo o direito – é muito pouco: quer ser respeitada como função essencial à administração da Justiça, conforme previsto na Constituição Federal; quer ser ouvida; quer que suas prerrogativas sejam observadas; e quer dignidade na fixação de seus honorários. Não me parece difícil entender e fazer cumprir isso.

Realce: A sociedade tem cobrado do sistema de Justiça respostas mais rápidas e eficazes. Que tipo de contribuição o senhor acredita poder oferecer nesse sentido, considerando sua experiência e visão sobre a função jurisdicional?

Alessander:  O TJSE não é lento em seus julgamentos. Isso é um fato. De todo modo, é possível ser mais eficaz na solução definitiva dos processos. Sempre fui um entusiasta da conciliação e penso que ela é um dos caminhos. O estímulo à conciliação e à mediação em segundo grau será uma prioridade no Gabinete. Quando o processo chega ao Tribunal, está em uma nova fase, e as partes contam com novos elementos para reconsiderar – ou não – a vantagem de encerrá-lo por meio de um acordo. Acredito que mutirões de conciliação para determinados processos podem gerar bons resultados e mudar a percepção da sociedade em relação ao sistema de Justiça.

Realce: Para finalizar, Dr. Alessander, que mensagem o senhor deixa à advocacia sergipana neste momento em que o processo do Quinto Constitucional desperta tanto interesse e expectativa na classe?

Alessander: Não teremos outro representante da advocacia tão cedo no TJSE. A média de idade dos candidatos é de aproximadamente 45 a 50 anos. Qualquer um que seja eleito passará, no mínimo, 25 anos na Corte. Está claro, portanto, que esta é uma eleição importantíssima, que definirá um longo período de representação. Por isso, é necessário votar em um candidato que representará o interesse da classe como um todo, e não os de um grupo específico, seja ele numeroso ou não. Grupos se formam, se deformam e se desfazem. Temos vários exemplos em Sergipe, inclusive na própria advocacia. Portanto, meus colegas e minhas colegas, reflitam: por quem vocês querem ser recebidos no TJSE durante todo esse tempo? Votem com conhecimento e consciência.

Matéria Anterior

Após ser engessado na gestão, Ricardo Marques agora é isolado dentro do próprio partido

Próxima Matéria

Quais serão os prefeitos mais influentes de Sergipe nas eleições de 2026?

Próxima Matéria
Quais serão os prefeitos mais influentes de Sergipe nas eleições de 2026?

Quais serão os prefeitos mais influentes de Sergipe nas eleições de 2026?

Mais Populares

  • Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    1310 compartilhamentos
    Compartilhe 524 Tweet 328
  • Exclusivo: documento aponta que Luiz Roberto foi demitido da Petrobras por favorecer empresa de irmão

    874 compartilhamentos
    Compartilhe 350 Tweet 219
  • Acompanhe ao vivo o julgamento de Valmir de Francisquinho

    863 compartilhamentos
    Compartilhe 345 Tweet 216
  • Lagarto: três vereadores que buscam a reeleição e Marlene Menezes lideram a disputa pela vereança em nova pesquisa

    840 compartilhamentos
    Compartilhe 336 Tweet 210
  • TSE julga nesse momento registro de candidatura de Valmir de Francisquinho

    807 compartilhamentos
    Compartilhe 323 Tweet 202
Revista Realce

© 2022 Revista Realce. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde

© 2024 Revista Realce. Todos os direitos reservados. Jornalista responsável: DRT 1691/SE. Tel.: (79) 99660-5697

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?