Com o calendário eleitoral se aproximando e as articulações cada vez mais intensas, os prefeitos dos maiores colégios eleitorais de Sergipe já começam a despontar como peças estratégicas na disputa de 2026, ficando no centro das movimentações para o pleito. E dentre esses nomes de peso estão os gestores de Lagarto, Sérgio Reis (PSD); de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho (MDB), de São Cristóvão, Júlio Júnior (UB); da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD); de Estância, André Graça (PSD); de Aracaju, Emília Corrêa (PL), e Valmir de Francisquinho, em Itabaiana.
Eles comandam as cidades com os maiores eleitorados sergipanos e, por consequência, exercem influência direta sobre o resultado das urnas. Sérgio, por exemplo, chega fortalecido após consolidar uma gestão que tem conseguido solucionar o caos deixado em Lagarto pela administração anterior, e se posiciona como um dos prefeitos mais articulados do interior. Para 2026, o pessedista já definiu seu apoio a Rogério Carvalho (PT) na disputa pela Casa Alta; à reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD), do deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) e de seu irmão, o deputado federal Fábio Reis (PSD), além das sinalizações de apoio para a vice-governadoria.
Samuel, que comanda o segundo maior colégio eleitoral do estado, também terá um grande peso em 2026, assim como o prefeito de São Cristóvão, Júlio Júnior, que vem fortalecendo alianças políticas e consolidando sua base na Grande Aracaju; e como o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, na região metropolitana.
Além deles, há ainda lideranças em municípios de grande peso eleitoral que serão determinantes para o resultado das urnas. No Agreste Central, Itabaiana continua sendo um reduto fundamental, tanto para a direita quanto para a esquerda. No entanto, o prefeito Valmir, no cenário atual, enfrenta grandes desgates e não tem mais o mesmo potencial de votos, da mesma forma que Emília, que em apenas 11 meses de gestão tem enfrentado várias polêmicas.
Já Estância, no Sul Sergipano, segue como polo eleitoral importante e estratégico. E o prefeito André Graça já vem sinalizando os nomes que deverá apoiar em 2026, dentre eles Gilson Andrade, Fábio Mitidieri, Rogério Carvalho, Alessandro Vieira (MDB) e Gustinho Ribeiro (Republicanos).
Todos esses nomes terão, sem dúvida, um grande impacto nas eleições de 2026. Prova disso é que já vêm sendo cortejados por diversas lideranças políticas que almejam seus respectivos respaldos eleitorais. No entanto, resta saber se, na prática, eles manterão o mesmo poder de influência nas urnas, e se conseguirão realmente transformar prestígio em votos decisivos no próximo pleito.


