O nome de João de Solinha passou a ocupar posição estratégica nas conversas de bastidores visando a composição das chapas majoritárias para as eleições de 2026, como antecipado com exclusividade pela Realce desde abril deste ano. À época, durante o Lagarto Folia, a revista revelou que o empresário surgia no centro das articulações tanto para a suplência do senador Rogério Carvalho (PT) quanto do pré-candidato André Moura (UB), este que definiu, posteriormente, Ricardo Vasconcelos (PSD) para a posição.
Naquele momento, conforme apuração exclusiva do veículo, o deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) teria intermediado uma reunião reservada com Joãozinho, que contou ainda com a presença do deputado federal Fábio Reis (PSD) e do prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD).
Passados alguns meses, o prefeito, que elogiou abertamente o papel de João, esposo da vice Suely Menezes (MDB), dentro da gestão municipal e do grupo, confirmou as articulações, das quais está à frente, destacando também sua influência e capacidade de articulação.
Com isso, o empresário se consolida como figura central nas negociações, independente de qual chapa venha a compor. Vale pontuar também que a eventual entrada de João em alguma composição reforçaria o peso político da região de Lagarto, um dos maiores colégios eleitorais do interior sergipano.


