Revista Realce
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
Sem resultados
Ver todos os resultados
Revista Realce
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Giro Político: o jogo de cartas marcadas dentro da oposição

Coluna traz as principais informações e análises dos bastidores.

17/01/2026
Em Notícias
Giro Político: Semana agitada e de divisão na oposição

Os movimentos da oposição nesta semana reforçaram a percepção de que, por trás dos gestos públicos de “união”, o cenário segue marcado por vaidades e disputas internas por poder e protagonismo. Após novos episódios que evidenciaram a resistência de Valmir de Francisquinho (Republicanos) em aceitar a liderança de Emília Corrêa (Republicanos), inclusive recuando de uma construção inicialmente antecipada pelo jornalista Carlos Ferreira e pela Realce, o grupo tratou de publicar uma foto nas redes sociais para sinalizar coesão. O gesto, no entanto, só alimentou a dúvida: trata-se de unidade ou apenas de mais uma narrativa construída por eles?

Esse roteiro, aliás, não é novidade. Em 2025, a oposição adotou estratégia semelhante ao tentar negar o duelo entre Rodrigo Valadares (UB) e os Amorim, revelado com exclusividade pela Realce à época, e cujo desfecho acabou confirmando os bastidores. Agora, a dinâmica se repete. De um lado, o grupo ligado à prefeita de Aracaju tenta acomodar Valmir pela força política que ele tem no Agreste Central, mas deixando-o como coadjuvante; de outro, aliados de ambos reconhecem que o prefeito de Itabaiana não aceita ser comandado por Emília, enquanto persistem mágoas antigas.

E as versões conflitantes sobre quem lidera quem expõem uma oposição que parece jogar com cartas já marcadas. Enquanto circulam informações de que Valmir teria aceitado, nos bastidores, ser liderado, inclusive com possíveis cargos em negociação, os gestos públicos apontam para o contrário, como ao descartar qualquer hipótese de Adailton Sousa como vice. Em meio a tudo isso fica a pergunta que norteia este Giro Político: há, de fato, um comando definido ou a oposição segue refém de um jogo em que cada um tenta puxar a carta mais favorável para si?

Mais desgastes

O fato é que tudo isso apenas gerou mais desgastes para o grupo, que segue sem uma definição sobre quem enfrentará o governador Fábio Mitidieri (PSD) nas urnas e longe de qualquer consenso.

Adailton ou Ricardo

Apesar de posar ao lado de Emília em fotos vendidas como sinal de unidade, Valmir segue, nos bastidores, sem aceitar um papel secundário na oposição para 2026. Segundo apurado pela Realce, o prefeito de Itabaiana já trabalha com a possibilidade de lançar uma chapa alternativa ao Governo do Estado, com Adailton Sousa (Podemos) ou Ricardo Marques (Cidadania), caso permaneça fora da definição da cabeça de chapa.

Ricardo sugere ingratidão

E por falar em Ricardo, o vice-prefeito de Aracaju rompeu o silêncio e fez um desabafo que escancarou o desgaste com a prefeita. Ao relembrar a eleição de 2024, afirmou ter sido o único vereador a arriscar o próprio capital político para viabilizar a vitória dela, abrindo mão de uma reeleição praticamente garantida, enquanto, segundo ele, a entrega feita não teve o reconhecimento esperado.

Valmir x Anderson

O clima segue cada vez mais tenso entre Valmir e Anderson de Zé das Canas (PSB), em um duelo regional que promete marcar as eleições deste ano. Após ironias do prefeito de Itabaiana sobre o chapéu de couro usado pelo adversário, o ex-gestor reagiu acusando o itabaianense de autoritarismo e o chamando de “ditador”.

Charlatão

E quem entrou na briga nesta semana foi o deputado estadual Marcos Oliveira, após Anderson reiterar que o deputado não terá o apoio de Valmir na busca pela reeleição neste ano. Para o parlamentar, o ex-prefeito é um “charlatão” e só está na disputa de 2026 para tentar pavimentar caminho para 2028 em Itabaiana.

Clima esquenta na Câmara

A disputa pela presidência da Câmara de Aracaju, mesmo ainda distante, já tem esquentado os bastidores. Aliados de Isac Silveira (UB) partiram para o ataque contra Nitinho Vitale (PSD), chegando a cravar “preferência” por seu nome. Nitinho reagiu de forma dura, negou qualquer recuo, classificou as especulações como “plantadas” e deixou claro que não entregará o jogo.

Projetos da direita sancionados

A pauta conservadora conseguiu em Aracaju a sanção de dois projetos de autoria do PL que vinham sendo alvo de forte resistência da esquerda na Câmara. Entrou em vigor a lei da vereadora Moana Valadares que institui o Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares, autorizando a adoção do modelo na rede municipal, mediante critérios técnicos e consulta à comunidade escolar. Também foi sancionada a Lei Complementar nº 224, de Lúcio Flávio, que altera a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal.

Fábio comemora feitos

O governador Fábio celebrou, nos últimos dias, avanços expressivos em duas áreas estratégicas de sua gestão: saúde e segurança pública. Após assinar a ordem de serviço do Complexo Materno-Infantil Nossa Senhora de Lourdes, obra que contará com 234 leitos, quase 50% a mais que a estrutura atual, ele destacou o fortalecimento da rede pública e o cuidado integral com gestantes e bebês. Na segurança, também comemorou os dados do Ministério da Justiça que apontam Sergipe, pelo terceiro ano consecutivo, como o estado mais seguro do Nordeste.

Marcelo Déda no livro de heróis

Tramita no Senado o Projeto de Lei nº 882/2025, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT/SE), que propõe a inscrição do nome de Marcelo Déda Chagas no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, no Panteão da Pátria, em Brasília. A iniciativa busca reconhecer nacionalmente a trajetória do ex-governador de Sergipe, destacando seu papel na redemocratização, na defesa da democracia e dos direitos sociais, além do legado político, cultural e humano deixado por Déda, considerado por Rogério como um dos mais notáveis homens públicos da história do estado e do país.

Matéria Anterior

Gestão, tempo e alianças: como Fábio virou o jogo entre 2022 e 2026

Mais Populares

  • Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    1316 compartilhamentos
    Compartilhe 526 Tweet 329
  • Exclusivo: documento aponta que Luiz Roberto foi demitido da Petrobras por favorecer empresa de irmão

    876 compartilhamentos
    Compartilhe 350 Tweet 219
  • Acompanhe ao vivo o julgamento de Valmir de Francisquinho

    865 compartilhamentos
    Compartilhe 346 Tweet 216
  • Lagarto: três vereadores que buscam a reeleição e Marlene Menezes lideram a disputa pela vereança em nova pesquisa

    840 compartilhamentos
    Compartilhe 336 Tweet 210
  • TSE julga nesse momento registro de candidatura de Valmir de Francisquinho

    807 compartilhamentos
    Compartilhe 323 Tweet 202
Revista Realce

© 2022 Revista Realce. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde

© 2024 Revista Realce. Todos os direitos reservados. Jornalista responsável: DRT 1691/SE. Tel.: (79) 99660-5697

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?