Apesar de ainda distantes, as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju para o biênio 2027–2028 já têm sido assunto recorrente nos corredores da política sergipana, especialmente diante de um duelo que vem sendo desenhado entre os vereadores Isac Silveira (UB) e Nitinho Vitale (PSD), que se intensificou ainda mais após o recuo de Anderson de Tuca (UB).
O vereador do União Brasil decidiu retirar seu nome da disputa e declarar apoio a Isac, acirrando ainda mais uma sucessão que, mesmo fora do calendário formal, já mobiliza articulações, alianças e disputas silenciosas no Legislativo da capital.
Com isso, a corrida passa a se concentrar de um lado, com Isac Silveira, líder do governo Emília Corrêa na Casa, que tenta ampliar sua base de apoio mesmo dialogando com setores ligados à oposição, como Edvaldo Nogueira (PDT), movimento que tem causado ruídos e chamado atenção nos bastidores. Do outro, Nitinho Vitale, experiente, com histórico de comando do Legislativo e que larga com o respaldo declarado do atual presidente Ricardo Vasconcelos, fator que o coloca, ao menos por ora, na condição de favorito entre parte dos vereadores.
Nos bastidores, algumas lideranças defendem que as discussões sobre a disputa ocorram apenas no momento oportuno, e não agora, às vésperas das eleições de 2026. Ainda assim, é fato que o duelo vem se intensificando, inclusive com troca de farpas entre aliados dos principais postulantes ao comando da Casa.
Chamou atenção
Um dos fatos que mais chamou a atenção nas movimentações políticas sergipanas nesta semana foi a ausência de Emília na solenidade de lançamento da pedra fundamental do Hospital Deputado Pedrinho Valadares, em Socorro, especialmente considerando que Rodrigo Valadares (UB) a teria convidado. Em entrevista à imprensa, o deputado afirmou que o convite foi feito a todos, que compareceu quem quis estar, e justificou que Emília não pôde participar por conta de outro compromisso previamente assumido. Mesmo assim, o gesto foi suficiente para acender ainda mais especulações sobre possíveis desgastes entre os dois.
Lobo em pele de cordeiro
E por falar em Rodrigo, o deputado afirmou que não há mais espaço para quem se dizia de direita, mas agia contra os princípios do bolsonarismo, no PL, destacando que não existem mais “lobos em pele de cordeiro” ou “esquerdistas enrustidos” no diretório sergipano. A fala foi interpretada por internautas como indireta direta a Valmir de Francisquinho e Edivan Amorim.
Emília reage
Após as especulações geradas pela sua ausência na solenidade, Emília decidiu se manifestar e respondeu de forma direta às leituras políticas feitas nos bastidores. Sem citar nomes, afirmou: “Se eu não estava onde alguns esperavam, é porque eu estava onde o povo de Aracaju precisava”.
Ricardo avalia
Carta fora do baralho da oposição, o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, já avalia possíveis destinos políticos diante do esvaziamento de espaço que vem enfrentando dentro do bloco oposicionista, insatisfação que passou a ser externada de forma recorrente em suas redes sociais. E, nas últimas semanas, intensificou consultas digitais com seguidores sobre seus próximos passos, alimentando especulações sobre um possível rompimento.
Governador faz o convite
Nos bastidores, o movimento ganha força após o governador Fábio Mitidieri já ter feito convite público para que o vice-prefeito se some ao seu agrupamento, abrindo caminho para uma mudança após o desgaste na relação com a prefeita Emília Corrêa, a quem ajudou a eleger em 2024.
Duelo regional esquenta
O duelo regional no Agreste Sergipano que vem se desenhando entre os grupos de Anderson de Zé das Canas (PSB) e do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), esquentou ainda mais. Após o deputado estadual Marcos Oliveira atacar Anderson com termos como “charlatão” e “171 da política”, o ex-prefeito reagiu chamando o parlamentar de “filho de ditador”, numa referência direta a Valmir.
Rodrigo e Luizão
O deputado federal Rodrigo Valadares (UB) e o deputado estadual Luizão Dona Trampi (UB) marcaram presença na caminhada organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que segue em direção a Brasília em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e as condenações relacionadas aos atos de 8 de janeiro, prevista para encerrar neste domingo.
Gestão controversa
O senador Rogério Carvalho (PT) avaliou como “controversa” a gestão da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, por questões administrativas polêmicas, como dispensas de licitação, por exemplo.
Sacudiu os bastidores
Com a definição de Alessandro Vieira (MDB) como segundo nome ao Senado para as eleições de 2026, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), mais uma vez sacudiu os bastidores, consolidando em 100% sua chapa majoritária e proporcional para outubro deste ano.
Maior cabo eleitoral de Fábio será a sua gestão
O principal cabo eleitoral do governador Fábio Mitidieri nas eleições deste ano tende a ser a própria gestão. Resultados recentes reforçam essa leitura, especialmente no turismo, com recorde de faturamento e destaque nacional; na infraestrutura, com a segunda melhor qualidade de rodovias do país; e na segurança pública, área em que Sergipe segue como o estado mais seguro do Nordeste pelo terceiro ano consecutivo.

