Não foi uma, nem duas, nem três vezes que o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos) acabou escorregando em declarações públicas e colocando os próprios aliados na berlinda, num movimento que tem sido visto nos bastidores como verdadeiro fogo amigo dentro do grupo político que ele mesmo construiu ao longo dos últimos anos, e que reforça a percepção não apenas na classe política, mas também popular de que se deixa levar pela vaidade.
O episódio mais recente aconteceu com o deputado estadual Marcos Oliveira, um dos principais defensores do prefeito na Assembleia Legislativa, mas que acabou ficando sem o apoio do gestor para buscar a reeleição neste ano, como antecipado pela Realce desde o início de 2025. O prefeito afirmou que o parlamentar não estaria na corrida, mas ele negou, disparando ainda que o gestor estaria sendo influenciado por pessoas que apelam financeiramente para desgastá-lo e ocupar seu espaço dentro do agrupamento.
Ou seja, essa decisão gerou mágoas no parlamentar, como o próprio deixou claro, e abriu espaço para uma intensa disputa interna sobre quem herdará o respaldo de Valmir na corrida eleitoral. Entre os que se articulam em busca desse apoio estão Zominho, Ninho de Vardo da Lotérica, Carlos Eloy, Junior da Jr Atacadista, Ana Paula Mendonça e Adailton Sousa, este que pode recuar da corrida pelo Senado.
Vale lembrar que, assim como aconteceu com Marcos agora, o prefeito também já direcionou críticas ao ex-prefeito Adailton ao mencionar dívidas herdadas do município; entrou em atrito com lideranças como Eduardo Amorim e Edivan Amorim após os episódios de 2022; chamou a prefeita de Aracaju de ingrata após não receber espaços políticos esperados em troca do apoio no segundo turno da disputa municipal de 2024, e passou a tratar o deputado federal Rodrigo Valadares como adversário depois que ele assumiu o comando do PL no estado. O resultado é um grupo em constante fogo amigo, com aliados sem saber quando podem virar o próximo alvo.
Pode virar o jogo contra Emília
A decisão do Superior Tribunal de Justiça que devolveu, ao menos por enquanto, a elegibilidade de Valmir pode embaralhar novamente o jogo interno da oposição para 2026, justamente num momento em que Emília vinha ocupando o espaço de principal liderança do grupo, deixando-o como coadjuvante, abrindo agora a possibilidade de o itabaianense retomar a posição.
Zominho reage
Após ser citado por Marcos como uma das lideranças que estariam tentando influenciar Valmir a não apoiá-lo, Zominho afirmou ter ficado surpreso e magoado com os ataques, lembrando que trabalhou politicamente para garantir a expressiva votação do parlamentar em Campo do Brito nas eleições de 2022, quando foi o mais votado da cidade, com 1.503 votos.
Permanece no PT
Andresa Nascimento não pretende deixar o Partido dos Trabalhadores, apesar de manter diálogo com outras siglas dentro do processo de articulações políticas visando as eleições de 2026, conforme fontes ouvidas pela Realce. A movimentação ocorre após a revista revelar a possibilidade dela assumir o comando do Podemos em Lagarto, em meio a um convite de Emília Corrêa e Edivan Amorim.
Com apoio de Laércio
Nos bastidores, ganha força a articulação liderada pelo senador Laércio Oliveira para viabilizar a pré-candidatura do vereador de Aracaju Levi Oliveira à Câmara Federal em 2026. Eleito em 2024 para o primeiro mandato, o sobrinho do presidente estadual do PP passa a ser tratado dentro da sigla como peça estratégica na montagem da chapa proporcional.
Evita antecipar debates
Apontado nos bastidores como um dos nomes fortes para disputar a presidência da Assembleia Legislativa no próximo biênio, o deputado Jorginho Araújo afirmou que considera prematuro antecipar o debate, já que a escolha depende da composição da Casa após as eleições de 2026. Segundo ele, sua prioridade é a reeleição do governador Fábio Mitidieri.
Candisse denuncia
A jornalista Candisse Carvalho denunciou nas redes sociais a interrupção do atendimento psicológico e do transporte para mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher na capital, afirmando que, desde abril do ano passado, vítimas de violência estariam sem acompanhamento após a saída da profissional responsável e sem substituição por parte da gestão da prefeita Emília, cobrando a retomada imediata do serviço e classificando a situação como negligência com mulheres que seguem necessitando de apoio público.
Ritmo intenso
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), uma das surpresas administrativas de 2025 em seu primeiro ano de gestão, iniciou 2026 mantendo o ritmo acelerado de trabalho, com agenda intensa de visitas a povoados, acompanhamento de ações e presença constante nas secretarias.
Nova série
A Realce inicia a partir da próxima semana uma nova série de análises para as eleições de 2026, desta vez com um raio-x sobre os pré-candidatos ao Senado: Rogério, Rodrigo, Eduardo, Adailton, Edvaldo, André, Alessandro e Iran. Fiquem atentos aos nossos canais.


