O pré-candidato apoiado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para disputar uma vaga na Câmara Federal tem sido um dos grandes destaques das últimas pesquisas de intenção de votos divulgadas em Sergipe. Nos dois estudos mais recentes, o ex-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb) Luiz Roberto (PDT), tem aparecido entre os principais nomes para o pleito de 2022 e em constante crescente.
O postulante pedetista já vinha despontando nas sondagens no primeiro semestre do ano, quando a sua participação nas eleições proporcionais ainda estava no campo da especulação. Com a confirmação da pré-candidatura, o nome de Roberto ganhou projeção e, logo depois, com o apoio declarado de Edvaldo o ex-Emsurb passou a ser o quadro mais forte do PDT a fim de obter uma cadeira na Câmara dos Deputados, cenário evidenciado nas pesquisas.
O capital político de Edvaldo Nogueira tem soprado a favor da pré-campanha de Luiz, que passou a ter uma escalada de potencial de votos, o que pôde ser comprovado a partir do estudo divulgado semana passada pelo instituto Opinião Pesquisas e Marketing, em que Roberto consta na lista dos mais bem cotados à Câmara em Brasília.
Na pesquisa divulgada ontem, 18, realizada pelo ECM/DATAFORM, Luiz reafirma a sua posição em meio ao rol dos favoritos para a eleição de 2022, aparecendo bem e sendo o quadro mais viável do PDT, que projeta eleger um deputado federal. As condições de Roberto aumentam, tendo em vista a indefinição sobre a pré-candidatura de Katarina Feitoza (PSD), que em sendo indicada ao Senado Federal pelos governistas, abre ainda mais espaço para o preterido do prefeito de Aracaju no campo eleitoral deste ano.
A pesquisa realizada pelo ECM ouviu eleitores em 21 municípios do Estado, com 1.210 entrevistas de campo, entre os dias 6 e 9 deste mês, com análise de dados entre os dias 6 e 13. A margem de erro é de 2,82% e o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número SE – 04834/2022.