Na semana passada, a TV Atalaia, afiliada à TV Record, divulgou uma pesquisa de intenção de voto que apresentou o seguinte cenário dentre os principais concorrentes ao Governo de Sergipe: na espontânea, Fábio Mitidieri obteve 17,90% das intenções, Valmir de Francisquinho 16,40, Rogério Carvalho 9,93 e Alessandro Vieira 4,59 e João Fontes 2,16%. Na estimulada, quando os nomes são apresentados aos eleitores, sem Valmir, Mitidieri chegou a 37,11%. No entanto, em comparação ao levantamento feito a pedido da emissora sergipana, o mais novo estudo divulgado pela sua cabeça de rede, TV Record, apresentou um cenário completamente diferente, com Mitidieri caindo 20% nas intenções.
A pesquisa da TV Record/RealTime Big Data para a eleição em Sergipe foi divulgada ontem (8), e aponta Valmir de Francisquinho (PL), à frente, com 26% das intenções de voto. Em seguida aparece Rogério Carvalho (PT), com 18%, e Fábio Mitidieri (PSD), com 17%. Esses números da Record contrariam o levantamento realizado na semana passada pela a sua afiliada no estado nordestino.
Mas não é só esta a diferença entre as duas sondagens. Enquanto o estudo da Atalaia apresenta um cenário na estimulada sem Valmir em que Fábio Mitidieri lidera com folga, o quadro exposto pela Record traz esse segundo cenário com o petista Rogério Carvalho na liderança tendo 22% das intenções, praticamente empatado com Mitidieri que tem 21%. A mudança brusca de cenário demonstrada pelas duas pesquisas gera perplexidade, tendo em vista o intervalo de uma semana entre as duas. Dentre as diversas aferições que foram divulgadas ao longo do ano, Francisquinho apareceu na frente em todas, na maioria delas com o dobro do percentual em relação a Fábio.
No caso de Valmir de Francisquinho, que lidera todos os cenários em que é mencionado, sua pré-campanha reafirma até então a sua participação nas eleições de 2022 para a disputa de governo. A convenção do PL se deu na última sexta-feira, 5, quando Valmir foi homologado candidato a governador. Agora, os próximos passos para todos os candidatos é o registro da candidatura, que tem prazo final para o dia 15 deste mês.