Na corrida por vagas na Câmara Federal, Rodrigo Valadares (União Brasil) já apresentava um crescimento superior ao dos correligionários, despontando como um dos dois quadros mais fortes da agremiação ao lado de André Moura. Com a possibilidade de Moura não ir às urnas, Rodrigo, naturalmente, facilita sua eleição para a Câmara Federal.
Atualmente deputado estadual, Rodrigo Valadares também disputou em 2020 a prefeitura de Aracaju, obtendo à época quase 30 mil votos numa campanha baseada no voto do eleitorado sem amarras políticas e conservador. Estando em uma crescente na política sergipana, Valadares é um dos postulantes que mais tem recebido adesões para a campanha de deputado federal. Neste sentido, o candidato do União Brasil conseguiu reunir bases eleitorais em Nossa Senhora do Socorro, importante colégio eleitoral no estado, assim como em toda a Grande Aracaju e diversos municípios do interior sergipano.
Esse cenário transpareceu nos diversos estudos divulgados até então em Sergipe. Rodrigo demonstrou ter ganhado ainda mais força perante o eleitorado, tornando-se um dos principais nomes da sua sigla. Além disso, o filho de Pedrinho Valadares (in memorian) é o único candidato que faz uma conexão ideológica direta com Jair Bolsonaro (PL), podendo assim atrair o concentrado de votos desse público no estado, o que pode lhe servir de uma base segura de apoio nas urnas.
Dentro dessa nova conjuntura, sem o correligionário André Moura encabeçando uma candidatura própria, vindo a lançar a filha Yandra Barreto no UB para substituí-lo, a probabilidade de Rodrigo eleger-se amplia-se consideravelmente, haja vista que Yandra terá dificuldade de apresentar-se ao eleitorado em tempo hábil.