Por Fernanda Souto
Com a aproximação das eleições, alguns nomes já vêm se firmando como os favoritos da disputa. Para deputado federal, o nome que mais se concretiza como um dos prováveis vencedores do pleito é o do delegado André David. Já para deputada estadual está a ex-secretária de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, Carminha Paiva. Ambos são do Republicanos.
É o que confirma um novo levantamento da empresa Vox, divulgado nesta terça-feira, 30, e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-03699/2022. No estudo, o delegado se consolida como o líder nas pesquisas e fortalece a coroa que divide com Valmir de Francisquinho (PL) como fenômeno eleitoral de 2022, ao aparecer com 3,57% das intenções de voto. Ele se posiciona, inclusive, à frente de nomes já tradicionais na política sergipana, como Fábio Reis (2,34%), Talysson de Valmir (1,67%), Thiago de Joaldo (1,19%) e Gustinho Ribeiro (1,03%).
Já na corrida eleitoral para as 24 vagas na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Carminha Paiva, incitante nas disputas políticas de forma direta, desbancou veteranos, aparecendo com 1,47% da preferência do eleitorado. A ex-secretária de Assistência Social vem articulando suas bases eleitorais por todo estado, demonstrando força, principalmente em Socorro, onde possui apoio do seu esposo, o prefeito Padre Inaldo (PP), e de outras lideranças importantes.
Com a ascensão de ambos candidatos, o estudo confirma a preferência do eleitorado, que vê em André uma oportunidade de mudança no poder público do estado, dado seu histórico na segurança pública. Já em Carminha tem como bases seu trabalho social, as pautas em favor das mulheres e, claro, as ações administrativas e políticas do grupo ao qual faz parte.