Por Fernanda Souto
Faltando 25 dias para a eleição, o resultado do pleito já deve ser decidido fora das urnas, nesta quinta-feira, 8. É quando acontecerá o julgamento das ações de impugnação contra o candidato e favorito ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL).
O postulante, que lidera todas as pesquisas, tem mostrado que deverá ser escolhido do povo como chefe do Executivo Estadual, apesar das inúmeras tentativas de perseguição de seus opositores, que vêem as chances serem quase nulas de manterem-se no comando do Estado. Francisquinho continua sendo o nome mais cotado pelo eleitorado para governador, com uma crescente popularidade, criando um escudo de proteção a sua imagem, que, além de fazê-lo crescer a cada ato de perseguição política, promove um sentimento geral de revolta na população contra seus adversários.
O julgamento da impugnação acontecerá a partir das 14hs, e será responsável por ditar o futuro das próximas eleições. A data surgiu após o Ministério Público Eleitoral e o deputado estadual George Martins (PSD) terem se manifestado conforme solicitado pelo Ministro Relator do processo, Sérgio Banhos. De tal forma, a população aguarda a decisão capaz de reverter a inelegibilidade de Valmir.
Vale ressaltar que, nesta ocasião, não será discutida a questão de inelegibilidade do candidato, já que não cabe o julgamento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Este outro processo terá o veredito na próxima segunda-feira, 12, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a defesa seja negada, a sentença inicial permanece.