A disputa à única vaga do Senado para Sergipe neste ano encontra-se ainda mais acirrada e imprevisível, com a aproximação das eleições, após um novo nome assumir a dianteira da preferência do eleitorado. Segundo a pesquisa IPEC, divulgada nesta quinta-feira, 22, Valadares Filho (PSB), lidera a preferência do eleitorado com 23%.
Na sondagem induzida, a delegada Danielle Garcia (Podemos) tem 20%, seguida de Eduardo Amorim (PL), com 16%, e Laércio, com 13%. Outros nomes como o candidato do PSOL, Henri Clay, Airton Costa (DC), e Heraldo Goes (UP) também aparecem no ranking, mas não chegam a somar 1%. Brancos e nulos representaram por 9%, enquanto não se sabe/ não respondeu, 12%.
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 32 municípios sergipanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) sob o número NºSE 02694/2022 e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número Nº BR- 00708/2022.
As análises de bastidores são que Valadares não possui força suficiente para se manter na liderança, visto que seu voto é extremamente dependente de Lula (PT), e uma série de ações dos adversários foram intensificadas nos últimos dias para relembrar o eleitor lulista do seu voto a favor do impeachment dado por VF, acompanhado de discurso caloroso na época.