Conforme se aproxima o dia do segundo turno das eleições 2022, em Sergipe, mais se intensifica a disputa ao Palácio dos Despachos entre Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD), que buscam nesta reta final várias estratégias possíveis para obter vantagem. Algumas delas, inclusive, rompem as barreiras da moral e da ética- a Realce se aprofundará sobre isso nos próximos dias.
Valmir de Francisquinho (PL), que foi o grande favorito da disputa, com mais de 457 mil votos, não ficou em cima do muro e, mantendo a coragem de sempre, escolheu um candidato no segundo turno. Obviamente, o escolhido foi o que não buscou destruir sua vida pessoal e política: Rogério Carvalho (PT). Assim, o candidato de Lula tem a possibilidade de transferir boa parte de seus eleitores e repetir o feito do primeiro turno em que venceu Fábio, com 44,70% contra 38,91%.
Além da adesão de Valmir, o fator Lula é ainda mais crucial para a definição do pleito. Foi provado no primeiro turno das eleições 2022 que a maior parte do eleitorado sergipano apoia a candidatura do petista, já que ele teve 63,82% dos votos no estado, o equivalente a
828 mil eleitores.
O resultado mostra como a vinda do presidenciável a Sergipe, nesta quinta-feira, 13, poderá definir a disputa ao Palácio dos Despachos, entre Rogério e Fábio, que brigam entre si sobre quem tem ou não apoio de Lula no estado.
Durante o primeiro turno, Fábio se posicionou em toda a campanha como apoiador de Lula. Já no segundo turno, o postulante vem mantendo uma imagem mais neutra, a fim de também captar votos da base bolsonarista no estado, após uma inesperada revolta desse eleitorado contra Valmir, que ameaçado e coagido pelo grupo de Mitidieri, buscou o único lado que restava para “sobreviver”.
Mesmo com esse embate entre quem será apoiado por Lula, já foi oficializado que o senador é o candidato do ex-presidente no estado. Agora, nos resta aguardar os efeitos da vinda do líder do PT a Sergipe e da adesão da maior liderança popular do estado, Valmir, e aí sim, fazer uma análise mais exata sobre qual nome deverá se tornar o novo governador.