Por Marcos Andrade e Sérgio Roberto
A Realce, há mais de uma década, produz análises sobre negócios e política. Durante esses anos ganhou a coroa de não errar resultados das eleições majoritárias. A revista se tornou referência na publicação de tendências de voto, tomando como critério elementar não publicar pesquisas tendenciosas e com dados que não corroborem com a realidade dos cenários, destoando dos estudos de consumo interno feitos pelo veículo e dos dados adquiridos em função dos acessos a todos os grupos políticos.
Só em 2020, foram realizados mais de 40 levantamentos nos municípios sergipanos, acumulando acertos em todas as previsões. Ao atingir 100% de aproveitamento sobre os resultados dos prefeitos eleitos, para 2022 a revista se propôs a apresentar os seus indicadores para governador, não arriscando firmar números para as disputas proporcionais, já que tais disputam alteram os cenários em curto espaço de tempo.
A revista foi a primeira a trazer Valmir de Francisquinho (PL) como candidato a governador, ainda em fevereiro de 2021. Depois, em abril do mesmo ano, já indicava o ex-prefeito como favorito, período em que a Realce foi duramente atacada, já que a informação foi tratada como “devaneio de um veículo que se vendeu”. Ainda em 2021, em agosto, trouxemos a primeira pesquisa para governador, e Valmir já liderava. Tudo o que a Realce antecipou na disputa pelo governo foi concretizado diante das quatro linhas. O resultado foi alterado porque o desejo popular não foi respeitado e Francisquinho foi retirado da disputa, mesmo vencendo nas urnas.
Por conta da precisão, os conteúdos trazidos pelo meio de comunicação são tomados como parâmetros para as campanhas dos candidatos, bem como pelos apostadores profissionais, que faturam alto seguindo tais análises. Tendo em vista esse respaldo e a manutenção de sua independência, na disputa conturbada deste ano, a editoria tem prezado pela cautela, publicando apenas pesquisas que possuem concordância com os levantamentos internos. Na próxima quinta-feira, 27, a Realce reunirá todos os dados e publicará sua previsão para governo de Sergipe, pondo em risco sua coroa de não errar um único resultado para prefeito e governador há mais de 12 anos.