Em um pleito marcado pelo uso do poder, Fábio Mitidieri (PSD) surpreendeu ao vencer as eleições 2022, em Sergipe, neste domingo, 30.
Até a publicação dessa matéria, segundo a Justiça Eleitoral, com 97% das urnas apuradas, o pessedista recebeu 606.794 votos, o que equivale a 51,87% do total até então. Já Rogério Carvalho (PT) teve 562.950 votos (48,13%).
As pesquisas eleitorais realizadas durante a campanha davam, em sua maioria, a liderança do petista. As duas últimas sondagens do Atlas/Intel, por exemplo, divulgadas nesta semana, apresentaram uma maior vantagem do candidato de Lula (PT), o que surpreende a todos com a virada do sucessor de Belivaldo Chagas (PSD).
O fator crucial para que o candidato de Lula, Rogério, não vencesse a eleição, foi a polêmica adesão de Valmir de Francisquinho (PL), que empurrou gratuitamente os votos dos bolsonaristas e evangélicos para Mitidieri, principalmente em Aracaju, maior colégio eleitoral do estado, lhe dando mais vantagem. Além do descarrego de votos, Mitidieri acabou ganhando uma militância extremamente ativa.
Natural de Aracaju, Fábio Cruz Mitidieri tem 45 anos, é administrador, já foi vereador, secretário municipal de esportes, secretário de estado de trabalho e deputado federal por dois mandatos.
Rogério Carvalho, que tem um mandato atuante como senador, deverá, agora, ajudar Lula nas transformações que a volta do PT ao comando do país irá buscar realizar.