Conhecido por sua habilidade comunicativa, principalmente por falar a língua do povo, e se diferenciar das demais lideranças políticas com seu modelo de gestão, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) foi responsável por uma revolução no município de Itabaiana, no Agreste do estado, ao impulsionar, como nunca antes foi feito, o desenvolvimento da cidade.
Porém, isso não é fruto do acaso. Ele construiu, ao longo dos últimos nove anos, a imagem de bom gestor diante de seus diversos trabalhos em prol do município, que o tornaram uma referência em todo o estado. Não por outro motivo, foi assediado por todos seus adversários nas disputas eleitorais, que reconheciam sua força e o grande clamor popular em torno do “pato” como uma ameaça.
Com foco no desenvolvimento da cidade, no começo da gestão, seu primeiro grande feito foi regularizar o salário dos servidores, que estavam há quatro meses sem receber, contemplando o funcionalismo público com mais dignidade.
Outro grande feito de Valmir foi a retomada de obras esquecidas e abandonadas no município de Itabaiana. Dentre elas, destaca-se o pórtico da cidade, cuja obra ficou mais de seis anos parada e, quando entregue, fez o município serrano ser conhecido e registrado como “A Capital Nacional do Caminhão”.
Na educação, Valmir também foi referência. Nos anos de suas gestões, de 2013 a 2019, Itabaiana registrou um aumento de 27,77% do IDEB. De 2019 para 2020, um novo aumento de 16,66%, colocando o município no ranking das maiores notas do estado, com base na média nacional. Esse crescimento foi atribuído à valorização do trabalho dos professores e da construção e reforma de escolas em bairros e povoados do município.
Ademais, outras áreas, como saúde, saneamento básico e infraestrutura, também passaram de uma situação precária para serviços de qualidade com a gestão de Valmir. Assim, sua força política unida à sua determinação e trabalho permitiu que ele desempenhasse projetos por dois mandatos seguidos, além de eleger o sucessor, Adailton Sousa, com 53,22% dos votos, que vem dando continuidade aos feitos de sua administração.