A oposição ao governo de Lula (PT) reuniu as assinaturas necessárias para um requerimento de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos golpistas de 8 de janeiro. Dentre elas, estão as dos deputados federais por Sergipe, Ícaro de Valmir (PL) e Rodrigo Valadares (UB).
Os parlamentares sergipanos querem investigar os atos de ação e de omissão que ocorreram no caso, em que os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto foram invadidos e depredados.
“Queremos apenas esclarecer tudo o que aconteceu de forma clara. Que ninguém seja responsabilizado pelos atos de terceiros e que quem realmente tem culpa seja identificado. Tanto quem produziu as ações quanto aqueles que tiveram informações e não fizeram nada”, frisou Ícaro.
“Finalmente estamos mais próximos de entender quem foi omisso, quem deixou acontecer e se houve infiltrados nesse lamentável episódio”, pontuou Rodrigo.
Ao todo, 189 deputados e 33 senadores apoiaram a medida. De acordo com a proposta, integrariam a comissão 15 deputados federais e 15 senadores — além de suplentes, na mesma quantidade. O prazo solicitado para a investigação é de 180 dias.
Integrantes do governo são contrários à instauração da CPMI, mas o deputado André Fernandes (PL), quem propôs a comissão, justifica que “ainda paira no ar as incertezas acerca do ocorrido e quem de fato o planejou, executou e se omitiu, quando por força legal deveria ter agido”.