A imagem posicionada de João Daniel (PT) como um dos maiores defensores dos movimentos sociais e do campo, através de sua vida marcada pela luta popular, teve o reconhecimento de grande parcela da população sergipana, que o reelegeu para um terceiro mandato. Porém, não é somente em Sergipe que o petista tem o trabalho político reconhecido. Além de ser destacado no estado, o parlamentar também possui prestígio no cenário nacional, potencializado ainda mais no cenário atual, Lula (PT) voltando à presidência.
Prova disso são as várias posições alcançadas pelo sergipano que, como um dos fiéis escudeiros do chefe do Executivo, encontra-se no alto escalão, trazendo ainda mais força política para a menor unidade da Federação, presidindo o PT em Sergipe; e estando à frente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA).
Agora, a novidade é que João Daniel também assumiu a coordenação do Núcleo Agrário da bancada do PT na Câmara. Esta é a segunda vez que o parlamentar sergipano assume tal tarefa representativa na Casa Legislativa.
João já havia assumido o núcleo em 2019, quando lutou contra o desmonte das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, à paralisação da reforma agrária e também dos processos de demarcações das terras dos povos tradicionais.
“É mais um grande desafio do nosso mandato popular, mas desta vez com uma conjuntura favorável à nossa luta em defesa da reforma agrária e dos povos camponeses. Em 2019 estivemos à frente dessa coordenação, em pleno Governo Bolsonaro, e assistimos de perto ao desmonta das políticas públicas do campo, mas resistimos e estamos prontos para participar deste processo de reconstrução”, destacou João Daniel.
Desse modo, assumindo mais uma importante função, João mostra o resultado da soma de forças dos sergipanos no cenário político nacional, que marcaram a volta de Sergipe para o alto patamar, junto com o senador e primeiro-secretário Rogério Carvalho (PT); o ministro-chefe da Secretaria Geral da presidência, Márcio Macedo (PT); e a secretária nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino (PT).