A partir de hoje, 5, informações exclusivas dos bastidores da política sergipana, apuradas em primeira mão, estão de volta na tradicional coluna da Revista Realce, que reciclou da versão impressa suas notinhas políticas com o Giro Político.
Confira:
O sujo falando do mal lavado
Essa expressão faz referência a uma situação da qual uma pessoa julga a outra, sendo que ela age da mesma forma que a pessoa julgada. Pois bem, o autor do contraditório julgamento desta vez foi, ninguém mais, ninguém menos que o próprio governador Fábio Mitidieri (PSD), que se revoltou contra o “tapetão” na partida do Sergipe contra o Botafogo nesta semana. Ora, não foi ele que fez a mesma coisa na eleição, ao usar da força da máquina para se auto beneficiar e eleger de forma ilegítima, derrubando seus adversários? Parece até uma fábula…
Socorro
O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania), preocupado com a divisão com o ex-deputado federal Fábio Henrique (UB) para 2024, já partiu para um ingrato ataque ao ex-aliado que foi fundamental para sua última eleição. Pois bem, não é que ele agora disparou que o tempo de FH já passou?
Socorro II
Fábio Henrique busca ser o candidato de Lula na busca por voltar ao comando da Prefeitura. Com a gestão do Padre Inaldo (PP) desgastada e a divisão do apoio governista entre a atual gestão e Samuel Carvalho, apenas um nome poderá tirar seu sucesso eleitoral em 2024, Valmir de Francisquinho (PL).
Socorro III
As informações de bastidores dão conta que uma grande liderança tenta unir Valmir a Fábio Henrique para a disputa das eleições municipais, com FH sendo o vice. E, segundo um fonte da Realce, o ex-deputado toparia a composição. A informação tem tirado o sono do Padre e de Samuel.
Rogério Carvalho
O senador Rogério Carvalho (PT) saiu das eleições de 2022 muito maior do que entrou, atingindo quase 583 mil votos- derrota deixou a sensação no estado, até mesmo nos aliados de Mitidieri, que a eleição foi tomada na força- na base do poder político e econômico.
Rogério Carvalho II
O senador iniciou 2023 ainda mais gigante do que terminou 2022, conquistando o posto de primeiro-secretário do Senado Federal e reafirmando protagonismo nacional, com alicerces em sua luta na CPI da Covid-19.
André Moura
Com a fusão do Partido Progressistas e o União Brasil que já está, inclusive, nos arremates finais, o ex-deputado e secretário da Representação de Governo do Rio de Janeiro em Brasília, André Moura, segundo aliados, deverá ser o coordenador da regional em Sergipe, tendo em vista que a sigla que preside no estado possui mais força política local, com dois deputados federais, Yandra Barreto (UB) e Rodrigo Valadares (UB), além de na Câmara Municipal de Aracaju e na Alese, o ex-deputado ser maior que Laércio Oliveira (PP), que disputa o comando da provável fusão.
Laércio Oliveira
Já os aliados do senador progressista garantem que o partido dará prioridade ao mandato do Senado. Laércio corre contra o tempo para garantir o comando da sigla, no entanto, assim como Moura, já busca alternativa B e negocia o comando de outros partidos caso perca a luta de braço.
Iggor Oliveira
O prefeito de Poço Verde não tem conseguido esconder o medo da disputa com André Moura (UB) em 2024. Após um conflito agressivo entre os compadres nas eleições de 2022, na cidade, o ex-deputado garante que lutará para eleger seu aliado Barracão, uma tarefa que não deverá ser fácil. Assustado com a capacidade de articulação e operação de Moura, Iggor (PSD) tenta trazer todos os aliados possíveis e, segundo fontes da Realce, tem inchado a máquina para se fortalecer.
Domínio no Agreste
Liderança política inquestionável que é, inclusive, considerado como o melhor prefeito do estado nas duas gestões em Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) segue sendo uma carta coringa no cenário político, ao influenciar fortemente qualquer disputa eleitoral em que adentrar. Como consequência, integrantes do grupo, como seu filho, Talysson Costa (PL), são beneficiados com a força do pato. Tanto é que agora o ex-deputado mais votado em Sergipe no pleito de 2018 deve se candidatar à prefeitura de Areia Branca, abrangendo sua liderança da cidade serrana para os demais municípios do Agreste.
Força de João Daniel
Não foi à toa que João Daniel (PT) chegou ao seu terceiro mandato na Câmara Federal. Com a marca registrada por ser um dos maiores defensores dos movimentos populares, além de um fiel escudeiro do presidente Lula (PT), o sergipano teve o reconhecimento de sua força e agora assume mais uma importante função durante o governo petista. A novidade é que o parlamentar também assumiu a coordenação do Núcleo Agrário da bancada do PT na Casa.
Evislan
O grande responsável pela entrega de importantes obras privadas e públicas de excelência, e um dos maiores empregadores de Poço Verde, Evislan Souza segue com a mão na massa. Nesta semana, ele e seu grupo entregaram o Centro de Iniciação ao Esporte, em Lagarto, que deve inovar práticas desportivas da cidade.
Evislan II
E falando em Evislan e Poço Verde, não poderíamos deixar de citar novamente as movimentações políticas do município de olho no pleito do próximo ano, que incluem, novamente, o empresário como o fiel da balança. Informações dos bastidores apontam que Souza pode ser candidato a prefeito da cidade. À Realce, ele negou que exista qualquer conversa neste sentido, mas frisou que sempre estará contribuindo com os poçoverdenses. Nas duas últimas eleições, ele foi um dos principais articuladores e aliados do atual prefeito Iggor Oliveira (PSD).
Matheus Corrêa
O vereador de Lagarto, Matheus Corrêa, vem se destacando com seu mandato atuante no município e já há especulações de que o parlamentar poderá ser candidato a prefeito da cidade.
Disputa em Lagarto
Ainda em Lagarto, um novo nome que pode ser candidato a vereador é o presidente da OAB Regional do município, Caíque Vasconcelos, que possui proximidade com Sérgio Reis e, segundo fonte do Saramandaia, desde já, vem liberando recursos para seu sucesso eleitoral, inclusive cedendo lideranças e pedindo sigilo para evitar ciúmes no agrupamento.
Caíque II
Além dos apoios recebidos pelo grupo Saramandaia, Caíque também vem conquistando espaços através da OAB/SE regional Lagarto, que é, no momento, sua principal ferramenta de fortalecimento eleitoral.