O desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, 73 anos, foi afastado do cargo no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), após determinação do Conselho Nacional de Justiça nesta terça-feira, 28.
Em nota divulgada à imprensa, a defesa de Luiz Mendonça disse que “mantém a confiança no sistema de justiça e credita o resultado a uma análise apressada por parte do Conselho Nacional. Ao final, os fatos serão definitivamente justificados e ele deverá ser absolvido”.
Luiz Mendonça concluiu o curso de Direito pela Faculdade Braz Cubas, em São Paulo, e começou a carreira de promotor de Justiça em 1983. Em 2003, recebeu a promoção por merecimento para o cargo de procurador de Justiça.
Em sua trajetória, Mendonça também exerceu o cargo de secretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Sergipe (SSP) por duas vezes. Em 2005, foi nomeado para o cargo de desembargador do TJ-SE pelo então governador João Alves Filho. E, enquanto presidia o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), em 2010, foi vítima de um atentado a tiros.