Informações exclusivas dos bastidores, movimentações políticas para as eleições 2024 e vários outros fatos foram trazidos, mais uma vez, no Giro Político deste domingo, 9. Confira:
Segurança nas escolas
Em resposta imediata ao monstruoso ataque que ceifou a vida de quatro crianças entre 4 e 7 anos, nesta semana, em Blumenau, Santa Catarina, o governo Lula anunciou uma série de medidas de enfrentamento à violência nas escolas, incluindo destinação de verba para rondas escolares em estados e municípios e construção de uma política nacional de combate à violência.
Exemplo a ser seguido
A medida tomada pelo governo federal, em ação interministerial, é um exemplo a ser seguido. E já tem, inclusive, estados aderindo-as. Porém, há excessões. Em Sergipe, por exemplo, o governador Fábio Mitidieri (PSD) é uma das autoridades políticas do país que seguem resistindo para garantir maior segurança às crianças e aos profissionais da educação, o que, dada a situação do país, em que vários casos vem sendo registrados, põe a vida deles em risco.
Censura x liberdade de imprensa
Quando falamos em tentativas de cercear o livre trabalho da imprensa, com o uso das mais sorrateiras artimanhas, como censura e ameaças, principalmente, por políticos e autoridades públicas, logo nos lembramos dos períodos totalitários, como a ditadura militar, que completou 59 anos no dia 1º de abril. Mas, infelizmente, isso não é algo que ficou no passado. As atitudes antidemocráticas ainda permeiam até hoje na sociedade. E, em Sergipe, recentes casos levantaram o alerta para que medidas cabíveis sejam tomadas com urgência. Inclusive, espera-se que a Justiça mantenha-se como fiel da balança, a fim de que não haja interferência do Estado no trabalho dos profissionais, com alicerce nos direitos constitucionais de liberdade de imprensa e expressão.
Gleice
A jornalista Gleice Queiroz, por exemplo, alega estar sendo vítima de perseguição política do vice-governador Zezinho Sobral (PDT), que a processou criminalmente por motivos banais, quando a mesma, em seu livre exercício da profissão, usou suas redes sociais para questioná-lo, sem qualquer tipo de ofensa.
Gleice II
Agora, mais uma vez, a jornalista veio a público e trouxe à tona que foi intimada para prestar esclarecimento sobre um suposto roubo que aconteceu na Assessoria de Comunicação da Educação, onde atuou por 6 anos. “Após 3 meses da minha exoneração? Um suposto furto numa Secretaria com 86 departamentos, e só aconteceu na Ascom?”, questionou Gleice. Para Queiroz, essa é mais uma tentativa do uso da máquina para amedrontar e calar a imprensa em Sergipe.
Jornalismo independente
Apesar das constantes ameaças ao exercício da profissão, Sergipe, que é um celeiro de excelentes veículos de comunicação tradicionais, também vem mostrando força com o Jornalismo Independente, que tem ganhado novos contornos, sobretudo, provando ser possível e necessário o exercício crítico, com qualidade, e responsabilidade social dentro da profissão. A Realce trará nessa ainda hoje uma veiculação especial sobre o tema.
Rogério
Atualmente posicionando como a maior liderança política da oposição no estado, o senador e primeiro-secretário Rogério Carvalho (PT) vem cumprindo bem seu papel. Com os mais de 3 meses do governo de Fábio Mitidieri (PSD), o petista cobrou, por exemplo, ações concretas do mandatário na área de geração de emprego e renda, diante dos números alarmantes de desemprego, que chegam a mais de 130 mil. Além disso, quase meio milhão de trabalhadores estão subutilizados, conforme dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Aracaju
As conversas sobre sucessão municipal, principalmente de Aracaju, estão começando a acelerar, com, inclusive, convites de partidos no Estado a nomes para a disputa no Legislativo da capital. O União Brasil, por exemplo, convidou Tia Jack para uma candidatura pelo União Brasil. Pré-candidato, o comediante também recebeu convite do PMN e já começa as articulações para o pleito.
Aracaju II
Já na disputa para a sucessão de Edvaldo Nogueira (PDT), nomes da oposição surgem mais fortalecidos para o páreo, a exemplo da deputada estadual Linda Brasil (PSOL), que conseguiu o feito, em suas duas últimas eleições, de ser a primeira mulher trans eleita na Câmara de Aracaju e na Alese, e a mais votada entre todos os postulantes na capital. Eliane Aquino (PT) e Emília Corrêa (Patriotas) sãos os outros nomes fortes, com a segunda sendo a favorita absoluta para a disputa.
Emília
Como já adiantado no Giro Político das últimas semanas, a vereadora Emília Corrêa (Patriotas) é o principal nome para o pleito em Aracaju no próximo ano. Nos bastidores, a informação é de que ela irá ao páreo tendo em sua chapa o delegado André David (Republicanos) como vice. Eles já teriam, inclusive, conversado sobre a situação, que foi iniciada nas redes sociais pela população. Situação bem semelhante à formação da chapa Valmir/Emília, que surgiu quando a própria população iniciou movimentos para ver os dois na disputa majoritária, após uma enquete da Realce.
Emília II
Mantendo-se convicta e coerente como um dos poucos nomes verdadeiramente de oposição em Sergipe, Emília afirma que a a maioria da dita “Oposição de Verdade”, liderada pelo senador Alessandro Vieira (PSDB), está aliada ao governo Mitidieri. A parlamentar ainda pontuou: “não é só na situação que se ajuda o povo, ajuda muito mais apontando os erros e cobrando providências”.
Emília III
Ainda sobre o possível nome que irá compor chapa com a vereadores, além de André David, há especulações nos bastidores que Ricardo Marques (CIDADANIA) possa ser o vice de Emília.
Socorro
Em Nossa Senhora do Socorro, o terreno para as eleições 2024 já vem sendo campeado, antecipadamente, não somente por nomes da oposição, como Valmir de Francisquinho, Dr. Samuel Carvalho e Fábio Henrique, mas também pelo prefeito Padre Inaldo (PP), diante dos fortes prováveis candidatos que vem surgindo para disputar sua sucessão no município. Nos bastidores, a informação é que o secretário de governo, Renato Nogueira, será o candidato do atual gestor. As especulações, que já haviam sido adiantadas pela Realce no final de 2022, ganharam força após o chefe da pasta desfiliar-se do PCdoB.
Aeroporto na capital do caminhão
Conhecida como a capital brasileira do caminhão, a cidade de Itabaiana, no Agreste Sergipano, vê cada vez mais próximo o sonho de ter um aeroporto, tendo em vista a boa avaliação recebida após visita de representantes da Infraero, que mostram que existem condições ideais para a instalação de um aeródromo no município serrano.
Salário mais alto do país
Chamou a atenção a nível nacional o alto salário de Fábio Mitidieri (PSD), que governa a menor unidade da federação. Entre todos os governadores, ele tem a maior remuneração que, atualmente, é de pouco mais de R$ 39 mil, mas que chegará a R$ 46 mil até 2025. Inclusive, já neste ano o valor terá um reajuste. A informação logo gerou polêmica, considerando, dentre outros fatores, a discrepância entre os salários dos demais chefes dos Executivos.