Líderes comunitários são mais do que representantes de suas comunidades. Eles possuem uma percepção da realidade que vai além do que todos conseguem enxergar, e assumem a responsabilidade, o zelo e o cuidado por todas as questões de interesse comum perante as pessoas do local onde moram. Um exemplo, em Sergipe, é o caso do empreendedor André Degasperi, responsável por fazer ações sociais, principalmente na Farolândia, em Aracaju, e que tem se destacado por sua forte liderança neste sentido.
Conhecido por sua página no instagram, “O melhor da Farolândia”, à Realce, o empreendedor detalhou sobre seu projeto como líder, que mobiliza toda comunidade para solucionar os problemas que estão dentro de seu alcance.
Segundo André, sua página iniciou no ano de 2018, com o objetivo de divulgar e enaltecer o comércio local, uma vez que a Farolândia é o maior bairro da capital sergipana no que se refere a número de habitantes. “Com o tempo fui percebendo as necessidades da comunidade e no instinto de ajudar da melhor forma possível coloquei minha personalidade na página”, disse.
Sem uma equipe, poucos recursos, e muita vontade de ajudar, André divulga vários conteúdos mostrando as deficiências da comunidade, como a área urbana, saúde pública e segurança, o que, prontamente, faz o poder público reagir de forma ágil e positiva, segundo ele.
“Não tenho nenhum ajuda governamental e nem de ONGs. É um trabalho social totalmente voluntário. A página sobrevive através das divulgações que realizo do comércio local e região. A página fica a disposição e toma iniciativas de manifestações pacíficas para cobrar do poder público melhoria para a comunidade”, detalhou André.
Ainda para a revista, ele conta que através de seu trabalho, famílias que estão necessitando de vaga de UTI são atendidas. “Tem a utilidade pública de postar documentos, objetos, animais perdidos, e também pessoas que se encontra desaparecidas. Publica conteúdos de notícias de utilidade pública, segurança e curiosidade. Homenageia pessoas do bairro e também posta nota de falecimento informando a todos sobre as pessoas queridas que partiram para outro plano em tom de homenagem”, conta.
Além de todo esse trabalho, um dos grandes marcos da página são as vaquinhas realizadas. Exemplo disso foi seu trabalho para quitar um apartamento do Senhor Altamiro do Geladinho, que possuía uma dívida de financiamento de R$ 60 mil. “Através da minha iniciativa Iniciamos essa campanha e em 14 dias levantamos R$ 100.000, foi uma benção”, relembra.
Por fim, André frisa que nunca teve objetivos concretos diante a tudo que fez pela comunidade. Porém, ele ressalta que a mesma o estimula para se candidatar a vereador nas eleições 2024 em Aracaju.