Após exonerar Tarciana Santos Freire da Coordenação Assistencial do Hospital São Vicente de Paulo, localizado em Tobias Barreto, o governador Fábio Mitidieri (PSD) nomeou, com indicação do prefeito do município do Centro Sul Sergipano, Dilson de Agripino, o enfermeiro José Alexandre Vieira dos Santos para o cargo, sem as atribuições devidas.
À Realce, uma fonte denunciante, que não quis ser identificada, informou que o jovem, apesar de possuir formação na área da saúde, não dispõe de licença no Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, que é necessário para quem assume tal função na UPA do estado.
Cabe a um coordenador assistencial coordenar e supervisionar as atividades técnicas e administrativas das áreas assistenciais; exercer a responsabilidade técnica da área de enfermagem, cumprindo e fazendo cumprir o código de ética da profissão; promover a assistência global, individual e humanizada ao paciente e sua família; além de realizar o dimensionamento de pessoal visando atender as unidades assistenciais, dentre outros.
“Prefeito Dilson de Agripino deixa a política falar mais alto que a saúde de Tobias Barreto. Na sua indicação para coordenador Assistencial do Hospital São Vicente ele nomeia Alexandre Viera sem o mesmo ter o Coren. Isso não pode existir, uma indicação a um cargo tão importante desse”, pontuou a fonte.
Regulamentada por lei, na enfermagem algumas atividades são restritas ao enfermeiro e os graus de habilitação devem ser respeitados. Ou seja, a profissão só pode ser exercida por profissionais adequadamente habilitados e inscritos no conselho profissional, o Coren.