O grupo sergipano Maratá, conhecido por ser um dos maiores segmentos de produção de café do país, está entre as sete empresas mais consumidas do Brasil, segundo a 11ª edição do ranking Brand Footprint, elaborado pela Kantar.
De acordo com o estudo, o Maratá foi escolhido 305 milhões de vezes no país em 2022, no quesito de sucos e refrigerantes em pó. No ranking, a empresa aparece na 7ª colocação, estando à frente da Colgate, Soya e Nissin. Em primeiro lugar está a Coca-Cola, e em segundo lugar, a Ypê.
No Brasil, o levantamento avaliou 350 empresas. Foram analisados 11,3 mil lares brasileiros, que representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do país. O ranking leva em consideração o número de vezes que a marca é escolhida no ponto de venda e seu alcance.
O estudo ainda identificou mudanças significativas de comportamento: devido à diminuição do poder de compra em consequência da inflação nos preços de bens de consumo massivo (alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal), o consumidor foi mais vezes ao ponto de venda para comprar menos itens por viagem como estratégia para equilibrar os gastos.
O Maratá, que existe há mais de 50 anos no mercado, sob a liderança do sergipano José Augusto Vieira, é um dos grandes grupos empresariais do país. Além da indústria de alimentos, ele tem negócios no agro (pecuária e citricultura), descartáveis, embalagens plásticas, construção civil e exportação.