Impedido de disputar novamente em Frei Paulo nas eleições do próximo ano, por já possuir dois mandatos consecutivos, o atual prefeito do município, Anderson Meneses, vê se esvair as chances de seu grupo permanecer no poder mesmo após sua saída da prefeitura. Isso porque há uma crescente vontade entre os freipaulistanos de uma modernização nos rumos políticos da cidade.
Nesse cenário, o ex-prefeito José Arinaldo de Oliveira Filho, que é, sem dúvidas, o maior líder oposicionista do município, surge como um dos grandes nomes favoritos ao pleito.
Arinaldo foi prefeito por dois mandatos em Frei Paulo, dos quais saiu com uma grande aprovação e aceitação da população. Ele é o mais cogitado a ser o pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal.
Por outro lado, em busca de reverter o cenário desfavorável, a informação era de que o atual gestor estaria articulando para lançar uma chapa composta por sua atual vice, Mércia Dantas, e por Rafael da Vidraçaria.
No entanto, nos bastidores, também circulava a informação de que Anderson não queria apoiar Mércia para o páreo, podendo lançar Edson Aboiador para a disputa. A decisão teria sido tomada após a relação de ambos supostamente ter estremecido diante de recentes declarações do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD), que defendeu a candidatura de Mércia.