Considerado como o nome mais influente da história da política sergipana a nível nacional, o ex-governador Albano Franco foi homenageado nesta terça-feira, 30, na Câmara de Vereadores de Aracaju. Na Casa, ele recebeu dos parlamentares presentes uma Medalha do Mérito Parlamentar Ordem Grã-Cruz, grau mais alto dos títulos honoríficos concedidos a um cidadão brasileiro.
O autor da homenagem, o vice-presidente da Casa, Fabiano Oliveira (PP), emocionado, detalhou toda a trajetória do ex-governador, que dedicou boa parte dos seus quase 83 anos para a política sergipana.
Fabiano cita, dentre os marcos das ações de Albano para Sergipe, que o ex-governador criou 20 mil empregos no estado; na educação implantou o ensino médio em todos os 75 municípios sergipanos, que antes tinha apenas em 12 cidades; criou o primeiro pré-vestibular público do Brasil; melhorou todos os índices de saúde pública, a exemplo da redução da mortalidade infantil e da implantação de rede de esgoto e fornecimento de água tratada; melhorou a malha rodoviária; construiu conjuntos residenciais em todo o estado; etc.
“Esse é o Albano, que não fez de inimigo os seus adversários políticos, pelo contrário, é uma grife. A gente não o vê levantando a voz, ele é aquela figura sempre solicita, educada. Sempre conviveu harmônica e respeitosamente com todos”, disse Fabiano.
De acordo com o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, esta foi a primeira vez nesta legislatura que o título foi entregue a uma figura política do estado. “Nós reconhecemos toda a história e legado de Albano, que sempre buscou fazer o melhor para o nosso povo. Não poderíamos deixar em branco. Os 24 vereadores admiram demais o senhor. É o mínimo que podemos fazer. É um gesto que todo povo de Aracaju concede ao senhor”, disse o parlamentar.
Albano é um dos nove filhos do casal Augusto Franco e Maria Virgínia Leite Franco. Tem dois filhos, Ricardo Franco e Adélia Franco, do casamento com Leonor Barreto Franco. Ele foi deputado estadual, deputado federal, senador e governador de Sergipe por dois mandatos consecutivos. Com todo esse histórico, ele certamente é uma das figuras mais ilustres do estado e que serve de inspiração para todos os sergipanos, inclusive, para o fundador da Realce, Anderson Rosa, com o qual foi co-criador do Mesa de Negócios e incentivador da revista, que apadrinhou abrindo portas de outros estados para os trabalhos do veículo.
Após as homenagens, muito emocionado, Albano agradeceu o título recebido e foi aplaudido por todos parlamentares e profissionais presentes na sessão.