A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi eleita a segunda melhor universidade do Nordeste no levantamento do Impact Rankings da Times Higher Education (THE). A pesquisa também aponta a instituição como a vigésima segunda melhor do Brasil, posição que conquistou progressivamente nos últimos anos.
Em 2021 a UFS era a quinta do Nordeste e a vigésima oitava no âmbito nacional; no ano seguinte, 2022, saltou para a quarta posição na região e a vigésima quarta no Brasil.
O ranking é elaborado a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, 1.591 universidades de 112 países/regiões foram avaliadas. Destas, somente 47 são brasileiras.
Dentre os 17 itens avaliados estão objetivos como acabar com a pobreza, preservar a natureza e o clima e assegurar paz e prosperidade para as pessoas, independente do lugar em que elas vivam.
Conforme o levantamento, a UFS obteve crescimento considerável em 12 dos 17 pontos avaliados, tais como: Paz, Justiça e instituições eficazes (o qual subiu de 53,8 em 2022 para 61,5 em 2023) e ação contra a mudança global do clima, que avançou de 30,2 para 39,6.
No outro ranking realizado pela THE, no qual são considerados aspectos como desempenho dos cursos, ingressantes e concluintes, a instituição é considerada a melhor do Nordeste.