Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira, 15, foi ridicularizado pela população nas redes sociais após apontar a vereadora Emília Corrêa (Patriotas) mal posicionada, com uma desvantagem de oito pontos percentuais, atrás da delegada Danielle Garcia (Podemos), que lidera a sondagem para as eleições 2024.
A indignação tomou conta, principalmente, considerando o fato de Emília ser a grande favorita do páreo, com possibilidades de vitória no primeiro turno, conforme outras pesquisas de consumo interno e análises de especialistas políticos, além de comunicadores e a classe política independente, que analisam o fenômeno que a parlamentar vem sendo no cenário local. “Pesquisa mentirosa. Só Deus tira a eleição de doutora Emilia”, pontuou um. “Eu teria era vergonha de postar que Emilia Corrêa está em segundo. O desespero bateu, só da Emília em todo canto”, comentou outra.
Os internautas também questionaram a veracidade dos dados, que ainda mostram o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) e o governador Fábio Mitidieri (PSD) com gestões bem avaliadas pelo eleitorado aracajuano, com porcentagens melhores até do que as do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capital sergipana.
“Fábio aprovado. Só pode ser piada isso”, diz um. “Pesquisa comprada!”, citou outro. “Engraçado que ninguém nunca sabe onde ocorrerá essas pesquisas e os níveis das perguntas”, indagou mais um. “Querem empurrar esse Desgoverno ao povo goela a baixo. Eu queria ver era esses institutos fazerem uma pesquisa ao vivo!”, prosseguiu outro.
Segundo o instituto Paraná Pesquisas, a sondagem ouviu 657 eleitores presencialmente entre os dias 3 e 7 de junho. A margem de erro é de 3,9% e o intervalo de confiança é de 95%.