A histórica rivalidade entre Lagarto e Itabaiana para saber qual das cidades é a capital do interior ganhou um novo capítulo nesta semana, após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar na última quarta-feira, 28, o resultado final do crescimento populacional no Brasil.
De acordo com os dados, Itabaiana possui 103.439 habitantes, o equivalente a um aumento de 18,94% em crescimento populacional, em relação ao último Censo de 2010. Os números confirmam, portanto, a estimativa divulgada no final de 2022 com a previsão de que o município ultrapassaria a marca.
Deste modo, Itabaiana supera Lagarto em relação ao número de habitantes. Situação que logo voltou a ascender a rivalidade entre os populares de ambos os municípios, principalmente, nas redes sociais.
“Para ser capital do interior precisa de mais que míseros 2 mil habitantes de diferença
precisa de título, popularidade, festival da mandioca, caos político, gurita, Natalia blogueira, pastel de Pedro, maior parque de vaquejada do mundo. Coisas essas que itabaiana jamais terá”, disse uma lagartense. “Festival da Mandioca nunca será a Festa dos Caminhoneiros”, ironizou um itabaianense. “Engraçado que Lagarto só aparece para falar mal de Itabaiana, se fosse boa assim não tava fazendo isso”, respondeu outro.
As provocações também se estenderam no Festival da Mandioca, onde os itabaianenses usaram suas redes sociais para se divertir com o slogan da Prefeitura de Lagarto: Capital do Interior (confira as imagens no site da Realce).
Conforme o IBGE, Lagarto tem 101.579 habitantes, atualmente. A maior cidade do estado é a capital Aracaju com 602.757, seguida por Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana, com pouco mais de 192 mil. Já o estado tem uma população total de 2.209.558 pessoas, o que representa uma taxa de crescimento de 6,8% em comparação com o Censo Demográfico de 2010.