A capital sergipana está entre as 198 cidades brasileiras que ganharam o direito de ampliar o número de vereadores por conta do crescimento populacional, com base no censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, Aracaju passou de 571.149 para 602.757 moradores, aumento que permite à Câmara Municipal ampliar o número de cadeiras de 24 para 27 vereadores.
Além disso, outras cidades do estado, como Itabaiana e Poço Redondo, também poderão ampliar suas representações com o acréscimo de três e duas cadeiras, respectivamente. Por outro lado, a cidade de Carmópolis sofreu uma redução populacional, resultando em uma diminuição de duas vagas na bancada parlamentar.
Vale ressaltar que a redução de vagas nas Câmaras não é opcional e segue uma determinação constitucional, que estabelece um número máximo de vereadores com base na população de cada município.
Para que as mudanças no número de vagas entrem em vigor em 2024, será necessário que os próprios vereadores aprovem uma alteração na lei orgânica de cada município até a data final das convenções partidárias, a ser definida pelo TSE no calendário eleitoral.