Sergipe tem se destacado nos noticiários nacionais devido às atuações de três representantes políticos no Congresso e em suas importantes comissões: o senador Rogério Carvalho (PT) e os deputados federais João Daniel (PT) e Rodrigo Valadares (UB). Cada um deles desempenha um papel significativo na defesa de suas respectivas pautas, refletindo o embate ideológico que permeia o país, entre a esquerda e direita.
Por um lado, o senador e primeiro-secretário Rogério Carvalho se destaca como uma das principais vozes do PT no Congresso Nacional. Sua atuação é marcada pela defesa de políticas sociais, como foi a luta pelo aumento do piso da enfermagem, por exemplo. Além disso, ele tem desempenhado um papel fundamental nas investigações de CPIs, trazendo à tona questões cruciais para a ala lulista, inclusive inflamando trocas de farpas com a ala mais extremista da direita.
João também se sobressai na ala lulista. Sua atuação é pautada pela defesa dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar. Ele tem sido um dos principais articuladores do PT em Sergipe, consolidando a presença do partido no interior do estado. Sua participação nas CPIs tem sido notável, principalmente naquelas relacionadas a questões agrárias e rurais, como a do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).
Por outro lado, o deputado Rodrigo Valadares é uma figura em ascensão na política conservadora nacional. Seu discurso enfatiza valores tradicionais, a defesa da família e outras pautas da direita. O parlamentar tem ganhado notoriedade, principalmente, por sua atuação incisiva como defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e como opositor ferrenho ao atual governo de Lula (PT). Prova disso são suas declarações na CPMI dos Atos Golpistas, por exemplo.
Esse embate entre os lulistas, representados por Rogério Carvalho e João Daniel, e os conservadores, liderados por Rodrigo Valadares, reflete a polarização política que atravessa todo o país.